Scroll Top

Alimentação

12 Melhores Alimentos Funcionais para a Saúde

 

Alimentos Funcionais são os alimentos que contribuem para o bom funcionamento do nosso organismo.

Além de nutrir, os alimentos funcionais contribuem para a boa saúde, prevenindo e ajudando a controlar doenças.

Alguns alimentos são considerados funcionais por serem muito ricos em substâncias que beneficiam o organismo, mas são pouco conhecidos, ou encontrados em apenas algumas regiões do nosso país.



Dentre esses estão alguns como a fruta noni, a graviola, o açaí, o cupuaçu e outros.

Para se beneficiar dos excelentes efeitos dos alimentos funcionais é preciso que seu consumo seja regular.

Quais são os alimentos funcionais mais conhecidos e importantes para a saúde:

1 – Alho :

Combate infecções, ajuda a diminuir a tensão arterial e o colesterol, fortalece o sistema imunológico.

2 – Tomate :

Rico em Licopeno, substância carotenóide que age como poderoso antioxidante que neutraliza os radicais livres, anticancerígeno e estimula o sistema imunológico.

3 – Vinho Tinto e Uva :

Ricos em Resveratrol, composto fenólico de ação antioxidante que ajuda a evitar o acúmulo de gorduras nas artérias e previne as doenças do coração.

4 – Leites Fermentados e Iogurtes :

O consumo regular protege o sistema imunológico pois ajuda a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal que aproveitará melhor os nutrientes.

5 – Linhaça :

A linhaça é rica em ômegas 3 e 6 , e forte aliada no controle e prevenção da diabetes e colesterol ruim.

6 – Maçã :

A maçã é rica em fibras como a pectina, que auxilia muito o controle do colesterol ruim e da glicemia.



7 – Cebola :

A cebola possui Quercetina, um flavonóide com ação antioxidante, anticancerígena e anti-inflamatória. Também fortalece o sistema imunológico.

8 – Soja :

Grão rico em proteínas, auxilia no controle do colesterol ruim, e possui isoflavonas, substância parecida com o hormônio estrogênio, que ajuda a reduzir os efeitos da menopausa e a evitar a perda de massa óssea.

9 – Quinoa :

A quinoa é fonte de proteínas de alto valor biológico, que beneficiam muito o organismo por conter aminoácidos essenciais para a boa saúde e o bom funcionamento do corpo.

10 – Gergelim :

Rico em fibras, vitaminas e minerais, especialmente cálcio. Auxilia no controle do colesterol ruim, e tem ação anti-inflamatória.

11 – Ovo :

Fonte de proteína e nutrientes essenciais. O ovo possui gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas que ajudam a diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom. É rico em vitamina A, D , beneficiando a visão e a massa óssea. Tem ação antioxidante por conter zinco, selênio e magnésio, e fortalece o sistema imunológico. Possui colina, substância importante para manter a saúde das funções cerebrais.

12 – Peixe :

Rico em ômega 3 , cálcio, vitaminas, minerais e proteínas de alta qualidade – aminoácidos essenciais ao organismo. Ajudam e reduzir o colesterol ruim e as doenças cardiovasculares.

 

 Alimentos Funcionais : Cuidados com os alimentos que serão consumidos:

Para melhorar a qualidade dos alimentos funcionais e proteger a saúde é aconselhável consumir alimentos funcionais orgânicos  –   livres de agrotóxicos. Quando isso não é possível, é muito importante eliminar ao máximo os agrotóxicos dos alimentos que serão consumidos e proteger a saúde.

12 Melhores Alimentos Funcionais para a Saúde
5 (100%) 6 votes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.