Scroll Top

Alimentação

Açúcar Faz Mal para a Saúde

 

O açúcar refinado está presente em quase tudo que comemos diariamente.

Enquanto podemos comer de tudo, não percebemos isso. Mas quando alguém descobre que está pré-diabético, ou que já tem diabetes, então percebe a dificuldade que é, pois sua dieta fica restrita a uma pequena prateleira diet dos supermercados, que também não é a forma mais saudável e benéfica para o organismo que já está doente.




O açúcar que se produz da cana de açúcar é conhecido como sacarose.

Quando digerida pelo nosso organismo a sacarose se transforma em glicose e frutose. Os açúcares mais saudáveis são:  o orgânico, o mascavo, o demerara e por último o cristal, por não serem refinados e conservarem os nutrientes benéficos para a saúde. Nosso organismo não necessita de sacarose para ter energia e sobreviver, pois pode obter energia de todos os outros alimentos.

Os males que o açúcar causa à saúde:

De uma forma geral a açúcar vicia o organismo e é responsável por diversas doenças e a aumento da obesidade. Confira alguns males causados à saúde :

– Frutose :

A frutose utilizada em refrigerantes, sucos e variados tipos de doces é derivada do milho, e em nosso organismo é metabolizada pelo fígado,  se transforma em gordura visceral, causando o acúmulo de gordura abdominal. A ingestão crônica de álcool causa as mesmas doenças e danos à saúde que o consumo crônico de frutose.

O excesso de frutose engorda e causa danos ao organismo pois prejudica o bom funcionamento do fígado, e como consequência está associada ao aumento dos níveis de triglicerídeos e colesterol.  Aumenta o risco de doenças cardiovasculares e hipertensão arterial. Causa danos ao feto. Eleva os níveis de ácido úrico. Causa resistência à insulina que pode levar ao diabetes tipo 2.

Conheça os perigos dos agrotóxicos nos alimentos aqui.

Enganar nosso organismo para que não fique escravo do açúcar é possível sim! E note o quanto o açúcar pode fazer de mal à saúde abaixo:

– Açúcar refinado :

O açúcar aumenta os níveis de dopamina e serotonina – hormônios ligados à sensação de bem estar. Ao liberar a insulina, o organismo precisa de mais açúcar e assim o açúcar vicia o organismo. Alguns danos que o excesso de açúcar refinado pode causar ao organismo :




– Prejudica o sistema imunológico enfraquecendo as defesas contra bactérias e vírus

– Pode causar hiperatividade, ansiedade e irritabilidade em crianças

– Prejudica a absorção de cálcio e magnésio

– Causa a perda de elasticidade da pele que leva ao envelhecimento precoce

– Pode levar ao desenvolvimento de diabetes, câncer, osteoporose, obesidade, cáries, depressão, pressão alta, problemas de pele, visão e de crescimento. Também pode causar o mau funcionamento intestinal, destruindo bactérias benéficas e permitindo o crescimento de fungos e parasitas intestinais.

Com tantos males que o açúcar pode causar à saúde, que tal aprender a controlar a vontade de comer doces ? Saiba Mais – Como controlar a vontade de comer doces

Eliminar ou ao menos diminuir o consumo do açúcar pode beneficiar a saúde e diminuir os riscos de desenvolver doenças!

 

Açúcar Faz Mal para a Saúde
5 (100%) 1 vote

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.