Scroll Top

Bem Estar

Animal de Estimação – Qualidade de Vida e Saúde

 

Quem tem um animal de estimação tem mais saúde e alegria. Uma boa qualidade de vida envolve amar e ser amado, e o amor de um animalzinho é algo muito apreciado por crianças e adultos.

Os animais de estimação podem ser os melhores companheiros e aliviar o estresse e a depressão. Seja qual for o tamanho da família – pequena ou grande, com ou sem crianças, um animal de estimação vai fazer a diferença na alegria do lar.




Alguns animais ajudam muito no tratamento de crianças e de idosos doentes. A Terapia Assistida por Animais produz melhoras importantes no progresso físico e psicológico de doentes.

Os benefícios de um animal de estimação para as crianças :

Estudos comprovam que crianças que desde pequenas tem um animal de estimação são mais saudáveis e resistentes a alergias. O contato com um animalzinho estimula o sistema imunológico da criança.

Crianças que aprendem a cuidar de um animal de estimação desenvolvem melhor o senso de responsabilidade e respeito por outros seres vivos. Acompanhar a vida do animalzinho – os cuidados com a saúde, higiene, alimentação e o apego afetivo da criança com o animal que envolve a tanto alegria da vida quanto a tristeza da morte do animal,  ajudam no desenvolvimento da criança e beneficiam favoravelmente na formação de sua personalidade.

Ter um animal de estimação em casa oferece aos pais uma excelente oportunidade de ensinar os filhos de forma prática, orientando a maneira correta de agir quando o animal não obedece ou fez algo errado. Nessas situações o exemplo dos pais ensinará a criança como se comportar com paciência, respeito e dedicação  –  qualidades que poderão ajudarão a moldar a personalidade da criança e determinar que tipo de adulto ela será.



Os benefícios de um animal de estimação para os adultos:

Um animal de estimação traz benefícios emocionais para seu dono, pois supre a necessidade de afeto, correspondido melhorando a saúde emocional. Pode ser um verdadeiro amigo em momentos de solidão e ajudar muito em fases de depressão.

Ajudar a diminuir o estresse, beneficiando a pressão e o coração. Caminhar para levar um cachorro para passear é um excelente exercício físico, e melhora a sensação de bem estar físico e emocional.

Saber que ao retornar para casa encontrará seu animal de estimação e que estará esperando feliz pelo seu dono ajuda a melhorar a qualidade de vida e proporciona a sensação de maior importância na vida de alguém. Algumas pessoas relatam que em fases de desânimo e depressão conseguiram reagir e seguir a vida não por causa de si mesmos, mas por amor e senso de responsabilidade para com seu animal de estimação.

 

Você tem um animal de estimação? Adote o seu:

Ter um animal de estimação realmente pode significar mais saúde e melhor qualidade de vida para pessoas de qualquer idade, então se você ainda não tem o seu, a dica é : procure seu amigo, não importa a raça. E de fato existem milhares de animais, especialmente cães abandonados nas ruas ou esperando em lares temporários para serem adotados.

Animal de Estimação – Qualidade de Vida e Saúde
5 (100%) 4 votes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.