Scroll Top

Alimentação

Babosa – Benefícios para a Saúde

 

A babosa, também conhecida como aloe vera, é uma planta com propriedades medicinais muito utilizadas no tratamento de diversas doenças por conter substâncias benéficas e curativas para o organismo.

A babosa é também muito utilizada em tratamentos de beleza. A espécie Aloe barbadensis é a utilizada para consumo e é a que possui mais nutrientes, como aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais.



Propriedades da babosa :

A babosa tem ação bactericida, fungicida, coagulante, cicatrizante, laxante, adstringente e hidratante. Também é anticancerígena, anti-inflamatória, antiviral e anestésica.

Benefícios da babosa para a saúde :

– Babosa para a pele :

A polpa da babosa é muito utilizada em tratamentos de pele e possui um alto poder curativo e regenerativo da pele, como :

– Em queimaduras e feridas, a babosa age como cicatrizante, antisséptico e tem ação anestésica. Possui princípios ativos que penetram até as camadas mais profundas da pele e inibem a dor

– Alivia a coceira e inflamação

– Ajuda a clarear e tirar manchas na pele

– Ajuda a limpar a pele com espinhas e cravos, age como cicatrizante e estimula a regeneração das células.

– Babosa para o cabelo :

– Hidrata e fortalece os cabelos, dá brilho e evita a queda e o ressecamento dos fios.  Pode ser usada a polpa pura, ou misturada a cremes capilares. Aplique nos cabelos limpos e deixe agir por 30 minutos. Use a polpa das folhas. Ajuda a tratar cabelos oleosos.

 – Babosa para a saúde do organismo :

Use somente a polpa das folhas da babosa, pois a parte externa das folhas é tóxica para o consumo.

– Reforça o sistema imunológico, sendo rica em antioxidantes que combatem os radicais livres, e rica em  nutrientes benéficos ao organismo, como vitaminas, aminoácidos e minerais. Ajuda a combater a anemia e prevenir a desnutrição.



– Possui ação desintoxicante que estimula os rins e fígado promovendo a eliminação das toxinas do organismo.

– Ajuda a emagrecer com saúde, pois estimula o metabolismo no organismo e isso ajuda a queimar mais calorias.

– Beneficia a digestão por limpar a acalmar o trato digestivo. A babosa inibe o ácido produzido pelo estômago beneficiando quem sofre de gastrite e problemas digestivos. Também ajuda a reduzir a irritação das paredes intestinais. Combate bactérias e fungos.

– Tem ação anti-inflamatória semelhante à cortisona, sendo útil em aliviar as dores causadas por inflamações musculares e ósseas.

– Ajuda a combater aftas e a gengivite

 

Cuidados com o uso da babosa :

– Algumas pessoas podem apresentar alergia ao uso da babosa. Antes do uso, faça um teste com um pouco da sua polpa na pele do pescoço, e espere para saber se você tem alguma reação alérgica.

– Nunca utilize a parte externa da casca das folhas da babosa. Elas contém uma substância tóxica chamada aloína.

– Não exagere no consumo. Não é recomendado o uso por mulheres grávidas, pois causa contrações uterinas, lactantes e crianças.

 

Avaliação

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.