Scroll Top

Alimentação

Benefícios do Gengibre para a sua Saúde

 

O Gengibre é uma planta herbácea utilizada na culinária, mas também tem propriedades medicinais.

Possui muitas propriedades  que beneficiam a saúde: é bactericida, anticoagulante, antioxidante, anti-inflamatório, antisséptica, anticancerígena e também desintoxicante.

Benefícios do Gengibre para a Saúde:

O gengibre é muito concentrado em substâncias benéficas para saúde. É rico em substâncias anti-inflamatórias e analgésicas que ajudam nas dores reumáticas, cólica menstrual e nevralgias.




O gingerol, substância presente no gengibre é um potente anti-inflamatório que age contra o câncer.

Possui ação antisséptica sendo excelente para melhorar a inflamação da garganta, e tem ação bactericida que ajuda a prevenir doenças estomacais, sendo muito útil contra náuseas, vômitos e tonturas.

Age contra a bactéria Helicobacter Pylori, associada a gastrites, úlceras e câncer.

Estimula o funcionamento do intestino, ajudando a prevenir a formação de gases. Também favorece a transpiração que ajuda a eliminar as impurezas e ajudando na desintoxicação do organismo.

É também reconhecido como alimento termogênico – pode acelerar o metabolismo e auxiliar na queima de gorduras e associado a exercícios físicos ajuda a emagrecer.

 

Como usar o Gengibre na alimentação: 3 receitas deliciosas para fazer em casa:

 1 – Chá de Gengibre:

Lave e corte o gengibre em pedacinhos. Ferva a água e acrescente : os pedacinhos, canela, cravo, limão em rodelas com casca. Não deixe fervendo, desligue para que não se perca as propriedades terapêuticas e deixe por 10 a 15 minutos. Adoce com mel, adoçante ou açúcar.

 2 – Pedacinhos açucarados:

Lave e corte o gengibre em pedacinhos bem pequenos.

Coloque numa panela 4 colheres de sopa desses pedacinhos com 8 colheres de água.

Cozinhe uns minutinhos a antes de secar a água acrescente 6 a 8 colheres de sopa de açúcar mascavo e mexa sem parar, até quase secar e ficar bem grosso. Espalhe em uma superfície lisa espere esfriar e quebre em pedaços.

3 – Balas:

100 gramas de gengibre   –  1 kg de açúcar  –  1 copo água   –  suco de 1 limão   –  canela a gosto  –  1 colher de sopa de margarina.




Bata o gengibre com a água no liquidificador, coloque em uma panela e misture com os outros ingredientes.

Leve ao fogo médio até dar o ponto de bala  – para saber o ponto de bala vá pingando a calda num prato fundo com água fria , deve ficar dura – mexa bem e retire do fogo.

Coloque em uma forma untada com margarina. Espere esfriar um pouco, unte as mãos com óleo e molde as balas e passe no açúcar.

 4 – Farinha:

Lave o gengibre e corte em pedaços pequenos. Deixe secando por uma semana em local arejado e com sombra. A dica é colocar os pedaços de gengibre espalhados em uma forma e cobrir com tule – aquele tecido furadinho de véu de noiva – para proteger. Depois de seco, triture no liquidificador até virar pó. Consuma uma colher se sopa dessa farinha por dia.

Cuidados no consumo do Gengibre:

Embora o Gengibre tenha efeitos terapêuticos eficientes, deve ser usado com moderação, e nunca substituir a consulta do seu médico quando estiver com algum problema de saúde.

Pessoas com hipertireoidismo já tem o metabolismo acelerado, mulheres grávidas, hipertensos graves, pessoas com graves irritações gástricas e pessoas com cálculos biliares devem evitar o consumo regular do gengibre. O seu uso é contra indicado para pessoas que usam medicamentos anticoagulantes.

Leia Sobre o Suco Detox de Couve com Limão e Gengibre e os Incríveis Benefícios para a nossa saúde!

Benefícios do Gengibre para a sua Saúde
4.53 (90.67%) 15 votes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.