Scroll Top

Beleza

Cuidados com a Pele – Como Acabar com as Espinhas

 

As espinhas – conhecidas pelo termo acne – são inflamações que aparecem na pele de pessoas de todas as idades, mas especialmente em jovens. A forma mais comum é a acne vulgar, que se manifesta em forma de cravos, espinhas e pústulas. Podem se transformar em abcessos e deixar cicatrizes. Algumas pessoas tem predisposição genética para a acne, mas ela pode aparecer por diversos motivos.



Os motivos para as espinhas se formarem:

Existem diferentes graus de acne na pele, que variam de acordo com os fatores que a causam em cada pessoa.

– a produção excessiva de células mortas que contém queratina e formam um sebo que obstrui os poros, formando os cravos que inflamam e viram espinhas.

– a variação dos níveis hormonais – que geralmente afetam mais os adolescentes, grávidas e mulheres com disfunção hormonal.  a ação da bactéria Propionibacterium acnes.

–  a produção exagerada de sebo pelas glândulas sebáceas. Pessoas com tendência para pele oleosa tem mais facilidade para desenvolver espinhas.

Cuidados e Dicas para a Pele e Espinhas :

– Quando são causadas por fatores hormonais em mulheres é possível conseguir uma boa melhora por controlar a disfunção hormonal.  Para isso consulte um médico ginecologista que receitará o tratamento mais eficaz para cada pessoa.

– Seja qual for os motivos para as espinhas aparecerem, o segredo é cuidar bem da pele antes que elas apareçam. Uma consulta com um médico dermatologista resolverá isso, pois poderá indicar um sabonete especial para limpar a pele e produtos à base de peróxido de benzoíla ou outro medicamento de uso local ou oral que será muito eficaz para acabar com as espinhas.

– A boa higiene da pele ajuda a melhorar a oleosidade e a obstrução dos poros. Retire toda a maquiagem assim que possível, nunca durma com a pele maquiada. E não use produtos oleosos para não entupir mais os poros.

– Evite o sol, que além de causar câncer de pele, poderá manchar sua pele se estiver fazendo algum tratamento para as espinhas.

– Evite espremer as espinhas para não deixar cicatrizes. Existem diversos produtos que ajudam a secar as espinhas. – Uma alimentação equilibrada e saudável contribui muito para a beleza da pele. Alimentos ricos em vitaminas A e C ajudam a manter a saúde da pele.

– Beba bastante água para ajudar o corpo a eliminar toxinas e limpar a pele.

– Evite o álcool e o fumo pois são um veneno para a pele e para a saúde.

– Use diariamente um sabonete secativo para ajudar a reduzir a oleosidade.

Você poderá encontrar muitas dicas sobre como cuidar bem de sua pele em nosso blog Viva Bem Online, bem como dicas para saúde em geral. Acesse a aba da busca e pesquise mais!

Dica caseira de limpeza de pele esfoliante :

Misture um pouco de mel com açúcar refinado e passe na pele suavemente. Após lave e use seu hidratante preferido. Faça isso 2 a 3 vezes por semana. Não faça essa esfoliação de sua pele estiver muito irritada por espinhas.




Faça uma máscara de bicarbonato de sódio e um pouquinho de água e esfregue na pele e deixe por uns minutos. Ajuda a clarear a pele e eliminar as células mortas, reduzindo cravos e espinhas.
Use a polpa da babosa na pele. Tem efeito cicatrizante, bactericida e regenerador da pele.

Dica caseira de limpeza de pele profunda – excelente para pele oleosa :

A argila é um dos melhores produtos naturais para limpar profundamente o rosto e eliminar as impurezas da pele, evitando a formação de espinhas. Confira algumas dicas sobre acne adulta aqui.

Faça uma máscara secativa com a argila da sua preferência, acrescentando mel. Essa máscara tem ação secativa nas espinhas e limpa profundamente a pele.

O chá de hortelã tem ação adstringente e ajuda a combater a oleosidade da pele. Pode seu usado com um chumaço de algodão e aplicado na pele limpa duas ou três vezes ao dia.

Leia Também: Nutrientes para Pele Perfeita

Cuidados com a Pele – Como Acabar com as Espinhas
3 (60%) 2 votes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.