Scroll Top

Alimentação Saúde

Como perder a vontade de comer doces

 

Quem consegue controlar a vontade de comer doces? De fato, pode ser algo difícil para quem ama doces.

Os doces além de fornecer energia importante e necessária ao nosso corpo, estimulam a produção da serotonina, hormônio que produz a sensação de bem estar e de prazer que pode realmente ser tão forte quanto uma droga – o organismo vicia em açúcar e não consegue mais controlar a vontade de comer doces.




Qual o segredo para “enganar” essa vontade compulsiva que pode estragar qualquer dieta, e como controlar a vontade de comer doces?

Conheça o livro Emagreça com Dr Rocha

Aprenda Sobre a Dieta com Sucos Detox do Plano Detox da Rosi

Entendendo os motivos da vontade de comer doces :

Você já notou em que momentos sente mais necessidade de comer doces? A compulsão por doces está ligada ao nosso emocional.

Quando estamos estressados ou desanimados, nosso cérebro procura algo para descontar o que sentimos. Nosso estado emocional pode ser o principal motivo da compulsão por comer doces. Os alimentos ricos em açúcar e gorduras afetam o nosso sistema límbico – responsável pelas emoções e produção da serotonina – hormônio que produz a sensação de prazer e saciedade.

Muitas pessoas viciam nos alimentos doces como se fossem verdadeiros antidepressivos. Realmente a serotonina afeta o humor. A falta dela causa sintomas como insônia, dor de cabeça nervosismo, depressão e altera o apetite. Mas, em algumas pessoas mesmo os momentos de muita alegria podem desencadear a compulsão por comer doces.

Como podemos enganar o cérebro para diminuir a vontade de comer doces? Veja como:

Dicas para  controlar a vontade de comer doces :

1 – Inclua na alimentação alimentos integrais fontes de carboidratos complexos, que fornecem a energia necessária e são digeridos mais lentamente e ajudam a proporcionar a sensação de saciedade. São ricos em vitaminas, minerais, fibras e proteínas. Arroz integral, pão integral, linhaça e quinoa são fontes excelentes de carboidratos complexos.

2 – Coma mais vezes ao dia. Ficar horas sem comer leva o organismo a desejar energia rápida – açúcar.

3 – Cuide para que sua alimentação seja adequada, proporcionando os nutrientes necessários para sua saúde. A falta de vitaminas do complexo B e dos minerais cromo e magnésio, pode levar a aumentar o desejo por doces.




4 – Faça exercícios físicos regulares. Isso ajuda seu corpo a liberar a serotonina, reduzindo os sintomas ruins da falta dela que levam ao desejo de comer doces. E fortalece seu organismo contra doenças, também alivia o estresse e depressão.

5- Inclua na alimentação alimentos ricos em triptofano – aminoácido que ajuda na produção da serotonina. Por exemplo : banana, abacate, leite, queijo, iogurte, nozes, amendoim, grão de bico, aveia e mel.

Uma dica final :

Essas dicas ajudam seu organismo a controlar a vontade de comer doces, e também ajudam a melhorar a depressão, ansiedade e insônia, aumentando a sensação de bem estar e felicidade. Saiba mais sobre alimentação saudável em nosso blog!

Se você estiver com sintomas de depressão ou precisar de ajuda para controlar o peso e a compulsão por comer doces, procure ajuda, consulte um profissional de saúde para receber a orientação necessária. Conseguir controlar a vontade de comer doces, ajuda muito a manter a boa saúde e qualidade de vida !!

 

Como perder a vontade de comer doces
5 (100%) 7 votes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.