Scroll Top

Bem Estar Saúde

Como Desentupir o Vaso Sanitário Sozinho

 

Quem nunca passou por isso … e nunca se perguntou: Como desentupir vaso sanitário?!

E agora, será que vamos precisar chamar um encanador? Isso dependerá em muito do motivo da obstrução.

Mas como desentupir o vaso sanitário sem gastar com encanador?




Confira abaixo algumas dicas, e se você souber o que causou o entupimento do vaso sanitário poderá usar a dica certa e resolver seu problema:

Como Desentupir Vaso Sanitário Facilmente:

Isso é constrangedor, mas para saber como desentupir o vaso sanitário entupido com a dica certa, sem sujeira e enrolação, é preciso saber o que causou o entupimento.

Desentupir vaso sanitário é um problema bem comum, e todo dia muita gente passa por isso. Alguns modelos de vasos tem um formato mais fácil de entupir, mas é claro, algo parou no caminho, e não deveria ficar lá!

Muitas coisas causam entupimento do vaso… papel higiênico, tecidos, lenços umedecidos, absorventes e até brinquedos!

Mas a causa mais comum é essa que você está pensando mesmo: excremento. Então vamos às dicas de acordo com a possível causa do entupimento do vaso, certo!

Dicas Caseiras de Como Desentupir o Vaso Sanitário:

Confira agora algumas dicas simples, mas práticas e que poderão resolver o problema do vaso entupido sem sujeira.

Mas antes de tentar alguma, sempre use luvas de borracha e forre o chão do banheiro com papel ou toalha para evitar algum risco, e proteger sua saúde!

O Conhecido Desentupidor:

O famoso desentupidor de borracha pode resolver o problema sim. Ele causa um vácuo que empurra o causador do entupimento pelo cano abaixo. Mas e se você não tem um desentupidor em casa, ou não tem coragem de usá-lo?




De fato, um desentupidor é um jeito bem desagradável para desentupir vaso sanitário, além do que precisa ser um grande, com cabo longo para evitar o contato com alguma possível sujeira dentro do vaso.

Desentupindo com a pressão a vácuo:

No caso do desentupimento a vácuo, pode ser uma forma bem eficaz para desentupir o vaso, mesmo que esteja entupido por plástico, papel, tecido, ou mesmo excremento. Se não resolver só resta chamar um profissional, pois a causa é mais complicada mesmo!

Assista no vídeo abaixo um jeitinho brasileiro de desentupir o vaso em casa :)

Outra forma de desentupir com pressão, é apertar uma bola, daquelas grandes, na boca do vaso, e dar a descarga. A pressão pode ser o suficiente para desentupir o vaso e resolver o problema. Mas cuide para não estourar a bola!

Água quente e sabão, ou detergente:

como-desentupir-vaso-sanitario-detergente

Água fervendo com detergente pode ajudar sim a dissolver a causa do entupimento, dependendo da causa.

Se o vaso estiver entupido com objetos, tecido, ou plástico pode não funcionar. Mas se for entupimento por excremento, repetindo o processo pode desentupir sim.

A desvantagem é que é preciso cuidado para não se machucar. Mas se não tiver outra opção é válido tentar :)

Água Sanitária:

Dependendo da causa do entupimento, se for por excremento, por exemplo, a água sanitária pode dissolver e desentupir. Mas será preciso deixar uma boa quantidade de água sanitária agindo por duas a três horas e depois dar a descarga para tentar desentupir.

A vantagem é que além de quem sabe desentupir, vai desinfetar bem! Mas em caso de entupimento por tecido, plástico ou metal, não vai resolver.

Produtos Químicos:

Essa opção é mais perigosa e deve ser usada com cuidado para não machucar você ou alguém de sua família, mas pode resolver também, se a causa não for entupimento por plástico, tecido, ou metal.

Uma opção é usar a soda cáustica, mas é também perigosa e exige muito cuidado, por isso não recomendamos, pois pode causar danos nos canos e rupturas nos canos de pvc. Tem também produtos químicos como o famoso Diabo Verde, um corrosivo que muitas pessoas utilizam para desentupir, e funciona bem com gorduras.

Outras formas que podem ser testadas para desentupir o vaso sanitário:

Ainda tem as opções que muita gente usa e algumas dizem que funciona.

Coca-Cola, bicarbonato de sódio com vinagre, mangueira plástica com jato de água, e metal longo para desentupir.

O importante é escolher uma forma segura e prática e tentar :) Mas o melhor sempre é prevenir certo! Confira algumas dicas para prevenir o entupimento do vaso sanitário abaixo:

Como Prevenir o Entupimento do Vaso Sanitário:

É possível evitar que o vaso sanitário fique entupido com algumas dicas simples:

  • Nunca jogue absorventes, preservativos, fraldas e lenços umedecidos no vaso sanitário
  • Mantenha sempre um lixo próximo ao vaso
  • Evite jogar papel higiênico no vaso

Seguindo essas dicas você já estará evitando bastante entupir o vaso sanitário, mas infelizmente, mesmo seguindo à risca essas dicas, ainda assim seu vaso poderá entupir. Então se isso acontecer, sem problemas, algum dos métodos acima vai funcionar para resolver o problema. Se não resolver, o jeito é chamar um profissional mesmo!

Compartilhe o artigo com um amigo :)

Como Desentupir o Vaso Sanitário Sozinho
5 (100%) 28 votes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.