Scroll Top

Saúde

Como Prevenir a Obesidade – Dicas Práticas

 

 

A obesidade aumenta a cada ano em todo o mundo. A vida sedentária moderna que levamos e a alimentação nada saudável, são fatores que aumentam os casos de obesidade na pessoas não apenas do primeiro mundo, mas também aqui em nosso país. Prevenir a obesidade é urgente, pois ela aumenta os fatores de risco para doenças cardiovasculares, diabetes e também para o câncer. De fato, a condição de obesidade tem afetado até crianças.

Sendo a obesidade uma condição que pode ser evitada, como podemos melhorar nossa qualidade de vida e nossa alimentação para evitar os riscos associados à obesidade? Como podemos de forma prática prevenir a obesidade?

Confira algumas dicas práticas no artigo abaixo, e se você está nessa condição – da obesidade, procure a orientação de um médico para saber qual o melhor tratamento e alimentação para seu caso em especial.

Como Prevenir a Obesidade – confira essas dicas:

Como Prevenir a Obesidade - Dicas Práticas

A primeira dica para prevenir a obesidade é cuidar melhor da alimentação, e isso envolve…

  • Alimentar-se de forma equilibrada é escolher quais alimentos vai consumir todo os dias, fazendo uma lista detalhada baseada nas calorias e nos nutrientes dos alimentos. Evite ser radical,  e jamais faça dietas restritivas, pois podem prejudicar sua saúde. Alimentação é um fator chave para prevenir a obesidade.
  •  Faça várias refeições ao dia. Comer fora de hora não é alimenta-se várias vezes. Mas também ficar muitas horas sem comer não ajudará, pois você ficará com mais fome e provavelmente vai comer mais em uma única refeição. Escolha alimentar-se a cada 3 ou 4 horas – ao menos 4 vezes ao dia.
  •  Escolha alimentos naturais pois são mais saudáveis e possuem nutrientes que fortalecem e previnem as doenças como o câncer. Faça seu prato ficar colorido, com legumes, verduras e grãos. Evite frituras e prefira carnes magras e se possível, refogadas ou grelhadas. Evite o uso de muito óleo nos pratos, e substitua por azeite de oliva nas saladas cruas.
  • Coma frutas todos os dias, e exclua da sua alimentação refrigerantes e alimentos processados e industrializados. Alimentos que contém corantes e conservantes não beneficiam sua saúde, e devem ser evitados ao máximo possível. A alimentação natural é a melhor aliada para prevenir doenças.
  • Inclua cereais na sua alimentação. Prefira iogurtes e leite desnatados. Evite o excesso de sal substituindo por ervas naturais como temperos, que diminuem a necessidade de sal e ainda beneficiam seu organismo.
  • Leve ao seu trabalho um lanche saudável, para evitar comer qualquer coisa na pressa. Sempre que possível substitua um doce ou fritura por uma fruta, iogurte, ou outro alimento natural e saudável.

Pratique atividades físicas regulares…

  • Praticar exercícios físicos é vital prevenir a obesidade e também protege a saúde em geral. Você pode começar com uma caminhada, por 30 minutos, uma ou mais vezes na semana. E aos poucos aumentar o tempo e os dias para praticar esse exercício. Além de proteger sua saúde, aumentará sua resistência e imunidade. E caminhar faz muito bem para a saúde mental e emocional, pois ajuda a a se livrar do estresse.
  • Evite suar elevadores quando possível. Subir escadas, andar a pé quando for a algum local próximo, procurar fazer atividades ao ar livre, e evitar o sedentarismo… são escolhas simples no dia a dia, e que podem ajudar a aumentar seus gastos de calorias e evitar a obesidade.

Controle regularmente seu peso…

  • Controle seu peso regularmente para que não ganhe peso extra sem notar. É bem mais fácil ganhar peso do que perder, e ao controlar seu peso você ficará atento para que isso não aconteça. Esse controle também ajuda a manter seu alvo de cuidar de sua saúde em geral.

Não esqueça de beber água…

  • Na correria do dia a dia é fácil esquecer de beber água. Além de prejudicar seu organismo que ficará desidratado, e dessa forma podemos confundir os sintomas da sede com fome, quando na verdade precisávamos apenas de água, que não engorda!

Conheça o Programa Diabetes Controlada e saiba como é possível melhorar sua alimentação para controlar o diabetes de forma natural e muito saudável.

Siga essas dicas saudáveis para prevenir a obesidade, sua saúde vale todo o esforço!

Como Prevenir a Obesidade – Dicas Práticas
5 (100%) 1 vote

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.