Scroll Top

Alimentação Saúde

Como Tirar os Agrotóxicos nos Alimentos

 

Você sabe quais alimentos são mais contaminados por agrotóxicos?

O consumo de frutas e hortaliças de qualidade é essencial para saúde.  As vezes nos preocupamos em consumir alimentos naturais mas não levamos em conta os perigos desses mesmos alimentos para a nossa saúde e de nossa família.

Os vegetais e frutas que consumimos geralmente estão contaminados por diferentes tipos de agrotóxicos, muitas vezes bem acima do permitido e até por alguns não permitidos.



Os dados das pesquisas da Anvisa são preocupantes, pois o consumo prolongado de alimentos contaminados por agrotóxicos pode causar doenças como câncer, alterações neurológicas e malformação fetal.

De fato, os alimentos orgânicos, mesmo tendo um custo mais elevado, são a escolha mais saudável sempre. Quais alimentos estão mais contaminados e como eliminar agrotóxicos reduzindo ao máximo sua concentração nos alimentos ?

Alimentos mais contaminados por agrotóxicos :

Pimentão – Morango – Pepino – Alface – Cenoura – Abacaxi – Beterraba – Couve – Mamão  – Tomate – Laranja – Maçã

Mesmo não sendo possível eliminar 100% os agrotóxicos dos alimentos, podemos tomar medidas que ajudarão a reduzí-los.

 Dicas para eliminar os agrotóxicos dos alimentos :

Como tirar agrotóxico das frutas e verduras?

Como tirar agrotóxico do feijão?

1- Prefira consumir alimentos cultivados na sua cidade e sempre da época, pois esses alimentos precisam de menos pesticidas por viajarem menores distâncias e necessitarem menos pesticidas para combater pragas e doenças.

2- Sempre que possível consuma alimentos orgânicos, especialmente na alimentação de gestantes e crianças.

3- Retire a casca dos alimentos, ou lave bem com esponja ou escova, pois assim eliminará boa parte da concentração dos agrotóxicos.

4 – Antes de serem lavados, os alimentos devem ficar na geladeira pelo menos 2 horas, pois ao entrar em contato com água na mesma temperatura absorvem as impurezas que estão na casca.



5 – Lave bem os alimentos e deixe-os de molho na proporção de 1 colher de água sanitária para 1 litro de água, por 20 minutos, mas use somente água sanitária que permita escrita na embalagem ser usada para higienizar alimentos.

6 – Descarte as primeiras folhas.

7 – Deixe os alimentos que não serão cozidos, de molho com bicarbonato de sódio – 1 colher de sopa para cada litro de água por 30 minutos – ajuda na redução dos agrotóxicos. Lave bem em água corrente depois, e isso não isenta a necessidade do molho em água sanitária antes.

Já no caso do feijão basta apenas lavar bem, esfregando os grãos e o agrotóxico sairá na água.

Confira – Açúcar Faz Mal para a Saúde?

Uma Dica Importante :

Não deixe de consumir frutas, verduras e legumes. Precisamos muito dos seus nutrientes para ter boa saúde. Se esforce a colocar essas dicas acima em prática, e com certeza irá reduzir muito a contaminação de agrotóxicos nos alimentos que consome, e protegerá sua saúde e da sua família !!

Como Tirar os Agrotóxicos nos Alimentos
5 (100%) 7 votes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.