Scroll Top

Alimentação Diabetes Saúde

Dicas para Controlar a Diabetes – Receita de Pão para Diabéticos

 

O controle da Diabetes depende de 3 pontos importantes : alimentação, atividade física e medicação.

Também é muito importante conhecer e entender a doença e tudo que envolve a saúde do diabético. Para que essa doença seja bem tratada, é necessário controlar o peso, a glicemia, colesterol e tensão arterial.

A Diabetes tipo 1 ocorre pela falta de produção de insulina, já na tipo 2 a insulina continua a ser produzida pelo organismo, mas se desenvolve resistência à insulina.



A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, e permite que a glicose – um carboidrato ou açúcar que fornece energia ao corpo – entre nas células para ser transformada em energia.

Por se desenvolver de maneira silenciosa, é importante que se façam exames regularmente – glicemia de jejum – para a prevenção, conseguindo assim diagnosticar a diabetes na fase inicial, quando se consegue reverter a doença adotando hábitos de vida mais saudáveis.

É POSSÍVEL CONTROLAR A DIABETES NATURALMENTE – ASSISTA AO VÍDEO GRATUITO – CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

Alimentação que ajuda a prevenir e controlar a Diabetes:

Os alimentos integrais – cascas e bagaços, frutas, verduras , legumes e grãos integrais –  possuem fibras que tornam a absorção do açúcar mais lenta, beneficiando muito a saúde do organismo, especialmente quem tem Diabetes. Existem alguns alimentos que ajudam no controle natural do diabetes, como o quiabo, a cebola, o abacate, o ovo, o maxixe, o óleo de coco

1 – Substitua os pães normais pelos integrais – mas cuidado : a maioria dos pães integrais vendidos em supermercados e padarias contém açúcar. O ideal é consumir apenas pães próprios para diabéticos, e você pode fazer seus pães em casa, substituindo o açúcar normal por açúcar diet.e se No final deste artigo tem uma receita simples e fácil de pão caseiro integral sem açúcar, feito na máquina de fazer pães, que você pode fazer em sua casa.




2 – Substitua o arroz comum pelo integral. O arroz integral só precisa de alguns minutos a mais de cozimento, no restante pode fazê-lo como faz o arroz comum. E o arroz integral faz muito bem para a saúde.

3 – Alguns alimentos só podem ser consumidos se forem Diet – isentos de açúcar. Por exemplo : refrigerantes, doces, biscoitos, gelatinas, pudins, iogurtes, geléias. Substitua o açúcar por adoçante, mas não abuse na quantidade.

4 – Não coma alimentos com carboidratos de absorção rápida como : bolos, doces, biscoitos, mel. Cuidado com mandioca, batata, macarrão, pois se ingeridos junto com outra fonte de carboidratos como arroz, podem aumentar muito a glicose. Prefira apenas uma fonte de carboidratos, ou só arroz, ou só macarrão, mas sempre integral.

5 – As frutas devem ser ingeridas com casca e bagaço sempre que possível. Mas sem exageros, frutas também tem açúcar.  As fibras das frutas são muito importantes para saúde do organismo.

6 – Faça várias refeições ao dia, em porções menores. Comer demais ou ficar muitas horas sem comer pode causar picos de hiper e hipoglicemia no sangue. Tenha sempre disponível alimentos práticos e saudáveis, ricos em fibras, para o intervalo das refeições.

 

Outras dicas importantes que ajudam a controlar a diabetes:

Procure controlar suas emoções. O estresse produz hormônios que fazem o nível de glicose subir muito. Procure manter o peso. Meça regularmente sua glicose.

Faça atividades físicas regularmente. Exercícios físicos regulares facilitam o controle do açúcar no sangue, ajudam a gastar a energia e manter o peso, também previnem doenças do coração, e melhoram muito a sua qualidade de vida.

 

Diabetes : Receita de pão integral sem açúcar:

Se você possui máquina de fazer pão facilita muito esta receita e seu pão ficará perfeito, mas se não tiver pode fazer também, apenas siga essa dica : espere o tempo necessário para que a massa cresça bem antes de assar, e se o tempo estiver frio, coloque a massa para crescer perto de um aquecedor, ou no forno baixo aberto, para que o ambiente fique quentinho, e deixe a massa crescer duas vezes conforme a receita abaixo :

Esta receita é feita na máquina de fazer pão:

150 ml de água morna

1 tablete de fermento biológico para pão de 15 gramas

5 colheres sopa de óleo

1 pitada de sal

1 ovo – (se não quiser acrescente um pouquinho mais de água)

1 colherinha rasa de adoçante dietético multi – adoçante ( aquele que adoça 10 x mais)

3 colheres de sopa de trigo comum – para dar mais liga e ficar mais leve

1 pacotinho 10 gramas de melhorador de pães

1 colheres de sopa de linhaça triturada

1 colher de sopa de fibra de trigo

e trigo integral até dar o ponto de bola na máquina – quem usa máquina de fazer pão sabe que a massa deve ficar firme, mas maleável na máquina, e formar uma bola.

Como fazer :

Misture o fermento com a água morna – não use água quente – e acrescente o ovo, adoçante, sal e óleo. Misture e acrescente o trigo normal, o melhorador, a linhaça e a fibra de trigo e aos poucos acrescente o trigo integral, até a massa ficar homogênea e se estiver fazendo na máquina de pão – até a massa formar uma bola dentro da forma de pão na máquina. Use a opção 3 – pão integral

Se quiser um pão mais firme acrescente mais trigo integral, mas não exagere – o ideal é o suficiente para a massa ficar boa para amassar e ainda meio grudenta. Na máquina a massa será sovada e crescerá, para depois ser assada.

Se fizer à mão, amasse bem, e deixe crescer até dobrar e amasse denovo, enrole no formato do pão que deseja, e deixe crescer até dobrar novamente para então assar. Atenção – se fizer à mão amasse bem e deixe crescer até dobrar e ficar leve.

Uma dica :

Essa massa cresce bem, então observe quando a massa estiver crescendo e chegar bem perto da tampa de vidro na máquina – uns 5 cm –  não deixe continuar a crescer –  aperte o botão iniciar/ parar e escolha a opção  12 – assar –  que dura 1 hora, e seu pão começa a assar imediatamente.

Dicas para Controlar a Diabetes – Receita de Pão para Diabéticos
5 (100%) 9 votes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.