Scroll Top

Diabetes Saúde

Estresse e Diabetes – Cuidados para Controlar o Diabetes

 

Se você tem diabetes, é possível que já tenha se perguntado isso: será que o estresse causa o diabetes, ou pode estar prejudicando seu controla do diabetes? Será seu estado emocional, ou o estresse emocional causa o diabetes?

Como controlar o estresse para que não prejudique sua saúde? Se você já se perguntou isso, é possível que tenha notado que em dias ou em situações que você passa por mais estresse, acontece de ter suas taxas de glicemia aumentadas.



É comum muitas pessoas que tem diabetes perceberam isso, que ao passar por dias de estresse sua glicemia fica alterada e mais difícil de se controlar. Porque isso acontece? E se você é diabético, o que fazer para que o estresse não prejudique sua saúde? Confira umas dicas nesse artigo!

>>> Conheça o Tratamento que já ajudou milhares de diabéticos

Estresse e Diabetes:

Quem tem uma pessoa com diabetes na família, consegue perceber bem essa verdade: o estresse não ajuda nada no bom controle do diabetes. As vezes, não percebemos muito isso em nós mesmos, mas na pessoa próxima a nós, fica muito evidente , já notou?

Mas a questão é: o diabetes causa estresse?

Sim com certeza! É fato que a preocupação diária com sua alimentação, sua taxa de glicemia, seus medicamentos, e tudo mais que uma pessoa diabética passa diariamente, causa estresse sim e muito!

Apenas o fato de não poder comer o que temos vontade já é em si algo estressante, e muito difícil de aceitar no início. Também o fato de nos preocuparmos com as futuras consequências do diabetes em nosso organismo, é estressante.

Mas e o estresse, pode causar diabetes?

O fato é que o estresse causa em nosso organismo um aumento de um hormônio – o cortisol – que em excesso no organismo, pode aumentar o risco para o diabetes. Esse hormônio pode causar o acúmulo de gordura abdominal, que também é um fator de risco para o diabetes, e estimula um aumento de glicose no sangue. Então o estresse não causará diretamente o diabetes, mas pode influenciar sim no aumento da glicose, e prejudicar quem tem diabetes!

Cuidados para controlar seu diabetes – controlando seu estresse:

O controle saudável do diabetes depende em grande parte do acompanhamento com seu médico – que envolve fazer seus exames regulares e tomar os medicamentos receitados por seu médico.

Mas controlar seu diabetes depende muito também de sua alimentação. E acredite, a alimentação conta muito no controle do diabetes. Clique aqui e Confira aqui algumas dicas sobre isso.



Mas controlar o estresse também ajudará muito para que seu organismo consiga manter suas taxas de glicemia baixas. Se suas taxas de glicemia aumentam e se descontrolam em dias mais estressantes – faça o teste e confira – então esse é o seu fator a ser controlado – o estresse!

Dica para controlar o estresse:

Caminhar é um excelente exercício físico para quem tem diabetes. Além de ser bom para ajudar a manter o peso, ajuda a aliviar o estresse de forma eficaz, e faz muito bem para a sua saúde.

– Tire um tempo diário para você, pode ser alguns minutos, para relaxar e descansar e mente. Respire profundamente e mantenha a mente calma, relaxando também os seus músculos. Pode parecer algo muito simples, mas também é muito eficaz!

–  Resolva os problemas que forem possíveis, mas não permita que aqueles aparentemente sem solução, controlem sua vida e sua saúde. Pode ser que você não consiga controlar os problemas, mas pode sim controlar sua reação frente a esses problemas. E não são os problemas que prejudicam diretamente sua saúde, mas sim, a sua reação a eles, então tome uma ação para reduzir seu estresse e manter assim seu diabetes mais controlado!

 

Estresse e Diabetes – Cuidados para Controlar o Diabetes
5 (100%) 3 votes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.