Scroll Top

Alimentação

Faça Sua Horta em Casa – Ervas Aromáticas

 

Você já tem uma horta de ervas aromáticas em casa ?  N
ão importa onde você mora, seja em casa ou apartamento, uma horta é muito importante para beneficiar a sua saúde e qualidade de vida.
Algumas ervas são muito benéficas para a saúde e combatem diversas doenças.




Com certeza você encontrará um cantinho no piso, jardim ou mesmo em alguma parede de seu lar, onde poderá montar sua pequena horta e colher mais saúde e sabor para a sua alimentação.

E cuidar de sua horta ajudará muito a mandar embora o estresse diário.

O perfume aromático das plantas de sua horta lhe darão muita satisfação em consumir de suas próprias ervas.

Tem pouco espaço ?  Faça uma horta vertical.Confira algumas fotos com idéias para sua horta, no final desse artigo.

Que ervas plantar em sua horta :

Salsinha –

A salsinha é uma erva aromática que precisa de muito sol.  Seu crescimento é lento e não precisa regar em excesso. Para uma muda suave e compacta é preciso arrancar as flores quando nascerem. A reprodução é feita através de sementes, durante todo o ano. Cresce em qualquer pedacinho de horta no solo, ou em recipientes.

Alecrim –

O alecrim é uma erva aromática que pode ser cultivada por meio de sementes ou mudinhas dos galhos do alecrim adulto. Corte os galhos para fazer as mudas no início do verão, e se for cultivar por sementes, na primavera. O alecrim gosta de muito sol e de pouca água. Cresce em qualquer pedacinho de horta no solo, ou em recipientes.

Manjerona –

A manjerona é uma erva aromática de clima quente. Cresce em todo tipo de solo, mas precisa de água de forma moderada, não muito e nem pouco. É cultivada por sementes e mudas de galhos da planta adulta. Cresce em qualquer pedacinho de horta no solo, ou em recipientes.

Manjericão –

O manjericão é uma erva aromática de cultivo fácil, só precisa de sol e de um pouco de água. Não é resistente ao inverno, por isso plante na primavera ou início do verão. É cultivado por sementes e galhos da planta adulta. Cresce em qualquer pedacinho de horta no solo, ou em recipientes.

Cebolinha –

A cebolinha é uma erva aromática cultivada por mudas divididas da planta mesma, ou sementes. Por meio de sementes é demorado, cerca de 40 dia.  Não gosta de solos ácidos e encharcados e precisa de luz solar. Cresce em qualquer pedacinho de horta no solo, ou em recipientes.



Orégano –

O orégano é uma erva aromática muito resistente e se adapta facilmente a vasos ou canteiros. Pode ser plantado por meio de mudas ou sementes encontradas em supermercados e viveiros de plantas. É resistente ao sol e também a ambientes frios. Não irrigue em excesso. As mudas são feitas pelos talos – galhos – do orégano adulto, durante todo o ano. Cresce em qualquer pedacinho de horta no solo, ou em recipientes.

Hortelã –

A hortelã é uma erva aromática de Precisa de sol e bastante umidade. Enquanto as mudas forem novas não as deixe expostas ao sol mais forte por muitas horas. As mudas são feitas pelos galhos da hortelã adulta, durante todo o ano. Cresce em qualquer pedacinho de horta no solo, ou em recipientes.

 

Como fazer as mudas que pegam por meio de galhos da planta adulta :

– Corte da planta adulta um galho de 10 cm

– Tire as folhas da metade para baixo do galho

– Coloque a parte que tirou as folhas em um copo, garrafinha pet pequena, ou outro recipiente, com água limpa

– Coloque em local com claridade, mas sem sol direto em cima dos galhos e mantenha com água por algumas semanas , até que apareçam as raízes e fiquem espessas e fortes para transplantar par a terra do local onde serão cultivadas.

Dica de como montar sua horta em sua casa :

Você poderá usar vasos feitos com objetos que tem em casa, ou até fazer vasinhos com garrafas pet. Escolha um local mais arejado possível, com luz para suas plantinhas crescerem. Vale muito a pena cultivar algumas ervas que além de temperar sua comida, também contribuirá muito para a saúde de sua família!

Faça Sua Horta em Casa – Ervas Aromáticas
5 (100%) 5 votes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.