Scroll Top

Alimentação Diabetes

Kefir – Alimento Probiótico Natural e Saudável

 




 

O que é Kefir? – Kefir emagrece? – Kefir de água – kefir de leite … Popularmente conhecido por bichinho do iogurte ou bichinho do leite … Como Cultivar o Kefir?

Conheça o Kefir – Alimento Probiótico Natural e Saudável e os seus benefícios excelentes para a nossa saúde:

O que é Kefir e Quais os Benefícios do Kefir:

Kefir ou como algumas pessoas escrevem – Quefir – é uma bebida fermentada, um alimento probiótico produzido através da fermentação do leite, sendo produzido por meio de microorganismos vivos – os famosos bichinhos do iogurte, ou bichinhos do leite.

Podem ser produzidos no leite –  fermentando a lactose, na água com açúcar,  fermentando a glicose. É mais saudável utilizar o açúcar mascavo, que por ser menos processado, contém menos impurezas e mais nutrientes, como minerais.

O Kefir é um super alimento para estimular o sistema imunológico e proteger nosso organismo naturalmente, e quem consome Kefir todos os dias, sabe bem disso: é muito difícil você desenvolver alguma doença intestinal, tipo essas infecções por bactérias de alimentos ruins, ou mesmo de alguma sujeira.

Em minha família tomamos o Kefir todos os dias a mais de um ano, e ele realmente ajuda na prevenção de infecções, como as que causam diarreia e dor no estômago.

É com certeza uma opção natural e saudável para manter seu intestino limpo e resistente, e pesquisar confirmam que ajuda na prevenção de câncer intestinal.

Contém as leveduras que são muito benéficas para a nossa saúde, como as Saccharomyces kefir e Torula kefir, que podem controlar e eliminar as leveduras patogênicas  – que são prejudiciais ao nosso organismo.

O Kefir possui muito mais leveduras que os iogurtes prontos, sem comparação na qualidade e quantidade, e isso o trona um alimento poderoso para nosso organismo.

Ele possui uma aparência gelatinosa de uma massa branca, sendo composto por proteínas, lípidos e mucopolissacarídeo solúvel. Possui uma consistência cremosa, de sabor agridoce.

É um alimento recomendado para qualquer idade e pessoa, sem contraindicação. Pode ser preparado com leite de vaca, e também com outros tipos de leite, até mesmo com leite de coco ou de soja. O Kefir para Diabetes ajuda no controle saudável da taxa de glicemia no sangue.

O que é um Alimento Probiótico?

Kefir - Alimento Probiótico Natural e Saudável

Alimento Probiótico são aqueles que possuem organismos vivos que beneficiam a nossa saúde. Esses organismos vivos bons para nosso organismo podem ser encontrados nos alimentos fermentados, como os iogurtes, chucrute, leites fermentados, e estão presentes em grandes quantidades no kefir.

Todos esses microrganismos que são utilizados na produção de leites fermentados são considerados microorganismos seguros, pois são muito benéficos para a saúde.

Kefir de leite Emagrece?

Sim, emagrece, e de forma muito saudável! O probiótico do kefir ajuda a acelerar seu metabolismo, e isso ajuda a queimar gorduras e calorias!

Possuir bactérias saudáveis em seu intestino – tendo uma flora bacteriana saudável e forte é muito importante para emagrece. O Kefir contém as bactérias necessárias para a sua flora intestinal saudável e para o seu metabolismo.

Como Pode Ser Preparado:

O Kefir possui técnicas próprias de preparação, mas pode ser preparado em casa. Para isso é preciso colocar os grãos no leite, ou água com açúcar mascavo, dependendo do tipo,  e armazenar adequadamente em um vidro pré esterilizado com água quente.

A bebida  fermenta em mais ou menos 24 horas, na temperatura de 18-30ºC. Depois deste tempo, o leite precisa ser coado e os grãos do kefir precisam ser colocados em outro leite, e isso deve ser repetido por tempo indeterminado.

Como é o Leite Kefirado:

Os grãos de Kefir são colocados no leite, que pode ser pasteurizado ou cru, não importa, pois esses microrganismos vão processar o leite – vão consumir a lactose e reduzir a caseína, a albumina, e também vão sintetizar o ácido lático, a lactose e outras enzimas. Eles também modificam os sais de cálcio – sendo melhor absorvido pelo nosso organismo!

O leite resultante é o “kefirado” –  nutricionalmente muito mais rico e com menos lactose e cheio de probióticos muito benéficos para a saúde: 13 tipos de lactobacilos diferentes, e comparando com o iogurte normal,  que normalmente possui 2 variedades, tornando um alimento altamente saudável, que possui o poder de proteger nosso organismo de doenças,  fortalecendo nosso sistema imune naturalmente.

Quais os Benefícios para a nossa Saúde:

– Ajuda a diminuir o colesterol ruim, reduzindo o colesterol LDL pois ele contém fitoesterol e stanol – compostos que bloqueiam a absorção de colesterol na corrente sanguínea, ajudando a prevenir doenças cardíacas.

– Ajuda a diminuir o risco de câncer do intestino, beneficia no controle do Diabetes – Saiba Mais como controlar seu diabetes – Diabetes Controlada

– Ajuda a limpar e desintoxicar nosso organismo, ajudando a estabelecer um equilíbrio saudável do nosso organismo inteiro.

– Equilibra a flora intestinal combatendo as bactérias que são nocivas à nossa saúde, e que podem causar doenças, substituindo-as por bactérias benéficas.

– Beneficia o organismo tanto na obstipação quanto na diarréia, e reduz os gases e melhorando o inteiro processo digestivo.

– Sintetiza a lactose – o leite kefirado possui menos carboidratos que o leite puro, excelente para quem tem diabetes, e alergias como a intolerância à lactose.



– Aumenta a nossa resistência a infeções, pois equilibra a flora intestinal que protege nosso organismo, estimulando e melhorando muito o nosso sistema imunológico.

– Aumenta consideravelmente a quantidade de vitamina B – essencial para a saúde, sendo rico em vitaminas B12, B1, biotina, K, cálcio, magnésio, ácido fólico e fósforo.

– Combate as infecções fúngicas como a cândida.

– Beneficia a saúde da pele e ajuda a aliviar doenças como acne e eczema.

– Por conter quantidades elevadas de triptofano –  aminoácido conhecido por seu efeito relaxante no sistema nervoso – ajuda no combate aos estresse e depressão.

Como Cultivar e Preparar o Kefir:

Para meio litro de leite – se quiser um creme mais espesso, ou um litro de leite para que fique mais líquido – que deve estar em temperatura normal – não gelado – coloque uma colher de sopa.

O frasco deve ser de um litro, para que tenha ar no recipiente para os gases da fermentação. Cubra com papel toalha ou pano de prato limpo para que não entre algum inseto e contamine a bebida.

Deixe o Kefir no leite repousando durante 24 horas em temperatura ambiente, longe de frio e de calor  – nunca coloque o kefir na geladeira, ele morre em temperaturas quentes ou muito frias. Depois coe e adoce a gosto. Esse leite resultante depois de coado pode ir para a geladeira.

Adicione mais leite aos grãos que sobraram para fazer mais kefir. Os grãos precisam ficar sempre em leite, alternando esse mesmo processo continuamente, e dessa forma você terá seu leite Kefirado diariamente!

Onde comprar:

Você pode encontrar o Kefir a venda no Mercado Livre, ou em lojas de produtos naturais.

Algumas pessoas podem ter uma reação inicial ao tomar a bebida do Kefir, como diarréia, ou dor de estômago, é normal. Inicie com pequena quantidade para que seu organismo se acostume a essa mudança da microflora intestinal causada pelos novos organismos do Kefir – um super alimento probiótico e muito saudável!!

 

Kefir – Alimento Probiótico Natural e Saudável
4.73 (94.67%) 15 votes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.