Scroll Top

Bem Estar Emagrecimento

Leite Materno – Como Emagrecer Amamentando

 

Amamentar é um ato de amor que aumenta o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê. Amamentar ajuda a emagrecer, e também beneficia a saúde da mulher!

A amamentação traz também muitos benefícios e protege a saúde física , emocional e mental da mãe e do bebê.

Um medo que muitas mães sofrem é ter a certeza de que seu bebê está bem alimentado. E algumas mães acreditam que o leite materno possa ser fraco para o crescimento de seu bebê.



Amamentação – Leite Materno é o melhor para o bebê:

O mito do “leite fraco”prejudica muitas crianças que são desmamadas precocemente e perdem muitos benefícios à saúde, além de ficarem mais expostas a doenças. Não existe leite materno fraco. Desconsidere conceitos errados – o leite materno é o melhor para o seu bebê.

As verdadeiras causas para o desmame precoce de bebês estão relacionadas a mitos como do ” leite materno é fraco ” , falta de conhecimento e preparo da mãe sobre a amamentação, falta de apoio para enfrentar as dificuldades normais relacionadas à amamentação, mães que voltam a trabalhar e uso de chupetas e mamadeiras.

Amamentação  – Como aumentar a quantidade de leite materno:

Quanto mais o bebê mama, mais leite a mãe produz. Beba bastante água, isso ajuda na formação do leite materno.

O uso de chupetas diminui as mamadas do bebê. Como consequência as mamas produzirão menos e o bebê ficará menos nutrido.

Assegure que o bebê esteja mamando corretamente. Para isso é preciso que o bebê sugue a aréola da mama , e não apenas o bico. Posicione o bebê na posição correta – voltado para o seu corpo – isso ajuda a sucção do bebê que incentiva suas mamas a produzirem o leite materno, evitando rachaduras.

Algumas ervas auxiliam a aumentar a produção natural do leite materno. Algumas são : a hortelã, o funcho, a erva – cidreira, o manjericão

Amamentar Emagrece Mesmo? Como emagrecer amamentando:

Como emagrecer amamentando? Será que amamentar emagrece mesmo?

Sim, amamentar ajuda a emagrecer com certeza, e também ajuda a mulher a se recuperar melhor no pós parto. A amamentação estimula naturalmente o nosso organismo a voltar ao normal depois do parto.

Amamentar causa um aumento de sede e apetite na mulher. Por isso é bom lembrar que uma alimentação nutritiva e saudável é essencial para o bem da saúde da mulher e do bebê.

A mulher que amamenta tem um gasto maior de calorias para a produção do leite. A amamentação exige por volta de 600 a 800 calorias por dia.

Por isso a maioria das mulheres que amamentam seus bebê por 6 meses após o parto, nesse prazo de 6 meses já voltaram ao corpo de antes da gravidez.

Não é regra, mas de forma geral, amamentar o bebê e cuidar da alimentação é um forma excelente para emagrecer e voltar o corpo depois do parto. Algumas mulheres talvez precisem de ajuda nutricional para fazer uma dieta equilibrada no período da amamentação, especialmente as mulheres que ganharam bastante peso na gravidez.

Mas amamentar pode ser um benefício extra para a mulher, pois ajuda a emagrecer sem precisar exercícios físicos, o exercício da amamentação já terá o efeito emagrecedor equivalente aos exercícios praticados para emagrecimento em academias ou em casa.

Se a mulher conseguir associar a amamentação aos exercícios praticados em casa mesmo, seu emagrecimento será ainda mais rápido. Sobre isso veja esse artigo >> Como Voltar ao Corpo Normal Depois da Gravidez

 

Gestante, se prepare durante a gestação para a amamentação do seu bebê:

A maioria das mães começam a amamentar sem preparação, e ao passar pelas primeiras dificuldades desistem de amamentar. A preparação das mamas para a amamentação deve começar durante a gestação do bebê.

Como preparar as mamas durante a gestação para a amamentação:

– Não use sabonete nas mamas para não ressecar a pele, isso ajudará a preservar a hidratação natural que protege a pele.

– Tome 10 minutos de banho de sol nas mamas antes das 10 da manhã.

– Se tiver mamas com bico pequeno, plano ou invertido converse com seu médico sobre o uso de conchas para preparação do mamilo, respeitando as orientações médicas e recomendações do produto.

 

 Como resolver as rachaduras no mamilo – Fissuras Mamárias

Consulte seu médico para avaliar a gravidade da fissura e o uso de conchas para amamentação, e não use pomadas ou cremes sem indicação médica.

Posicione o bebê corretamente – voltado para o seu corpo e assegure que o bebê sugue a aréola da mama e não apenas o bico – o peito deve entrar bem na boca do bebê.




Não use sabonete nas mamas – apenas lave com água. Passe o leite materno nos mamilos após as mamadas – o próprio leite evita infecções, é cicatrizante, hidratante e protege a pele dos mamilos. Mantenha as mamas secas e tome alguns minutos de sol  – 5 a 10 minutos –  antes da 10 da manhã.

Amamente com frequência para que quando o bebê pegar a mama não esteja com muita fome e sugue mais forte os mamilos.

Ordenhe manualmente as mamas quando estiverem cheias demais antes das mamadas – isso amacia os mamilos facilitando a saída do leite e evitando que o bebê sugue demais e machuque os mamilos.

 

Dica de incentivo à amamentação:

O desmame precoce prejudica a saúde física e emocional do bebê. É muito importante a amamentação exclusiva com leite materno até os seis meses de vida, sendo recomendável continuar com o aleitamento materno até dois anos de idade da criança.

Procure ajuda em grupos de apoio e converse com outras mães que também passaram dificuldades para amamentar.  Antes de desistir da amamentação do seu bebê procure ajuda profissional em bancos de leite – Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.

Certamente encontrará pessoas especializadas em ajudar mães com problemas na amamentação. Não desista de proporcionar ao seu filho o melhor – seu leite materno – algo que nada poderá substituir.

Agora que você sabe mais sobre a grande importância de amamentar, que amamentar emagrece, ajuda você a voltar seu corpo ao normal mais rápido e ainda protege a saúde de seu bebê, amamente sem medo :)

Leite Materno – Como Emagrecer Amamentando
5 (100%) 3 votes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.