Scroll Top

Beleza

Manchas na Pele – Conheça os Tipos e Causas

 

clareamento-de-peleA coloração da pele é formada por um pigmento natural conhecido por melanina. Esse pigmento protege a pele dos raios solares. As manchas na pele são formadas pelo acúmulo da melanina.

Alguns fatores podem estar envolvidos para que apareçam as manchas na pele como : idade, hormônios, medicamentos e exposição ao sol.




Mas também podem ser causadas por alterações na produção de melanina, alterações vasculares, tumores, alergias, infecções e cicatrizes de acne.

Os Diferentes Tipos de Manchas na Pele :

 Manchas na Pele – Escuras

Conhecidas como melasma, são manchas mais escuras na pele, e aparecem no rosto e em partes mais expostas ao sol e lâmpadas artificiais. O fator envolvido é hormonal – gravidez, uso de anticoncepcionais. Em algumas pessoas pode estar relacionado a fatores genéticos.

Como prevenir e tratar :

Para a prevenção desse tipo de manchas na pele é essencial usar sempre protetor ou bloqueador solar. O tratamento é feito com substâncias que despigmentam a pele e alguns tipos de ácidos específicos para esse tipo de manchas na pele. Consulte um dermatologista para fazer o tratamento correto para a sua pele, e nunca use receitas caseiras duvidosas – pois algumas receitas podem até causar lesões e alergias severas à pele.

Manchas na Pele – Brancas

Algumas manchas brancas na pele podem representar doenças como : vitiligo – hanseníase – pitiríase versicolor ou micose conhecida como pano branco – pitiríase alba conhecida por manchas brancas que aparecem em crianças e são erroneamente associadas a verminoses.

Como prevenir e tratar :

Evitar o sol sem proteção é fundamental sempre. Cada causa das manchas na pele necessitam de um tratamento diferente receitado por um médico. Algumas manchas brancas na pele precisarão de apenas hidratação, outras de medicamentos locais e orais de acordo com cada caso e pessoa. A dica é procurar um médico logo para ser avaliado e começar o tratamento.




 

Manchas na Pele – Vermelhas

As manchas vermelhas na pele podem ser causadas apenas por alergia, ou ser o sintoma de alguma doença mais grave. Podem ser sintomas de diversas doenças como lúpus, psoríase, hanseníase, eripisela, dengue, escarlatina, meningite, rubéola, hiv, sífilis ou mesmo câncer. Normalmente não causam dor, e quando são causadas por alergia podem causar coceira.

Como prevenir e tratar :

Proteger-se do sol e procurar um médico para ser diagnosticada a causa dessas manchas na pele. Evite usar cremes caseiros duvidosos sem saber a causa das manchas, isso pode piorar muito os sintomas.

 

Manchas na Pele – Roxas

Algumas manchas roxas na pele são apenas hematomas causados por batidas. Mas quando aparecem manchas roxas sem causa, é necessário consultar um médico para avaliar as possíveis causas. Pode estar relacionado a alterações na coagulação sanguínea, alterações nas plaquetas, inflamação nas artérias, leucemia, tabagismo, hepatite C e uso de corticóides.

Como prevenir e tratar :

As manchas roxas causadas por batidas podem ser tratadas com gelo no momento da batida. Nos dias seguintes pode -se aplicar compressas quentes e massagear. Cremes para hematomas são muito eficazes e facilmente encontrados em farmácias. Manchas roxas na pele sem causa devem ser avaliadas por um médico para ser diagnosticada a causa e tratada de acordo.

Saiba mais sobre os cuidados com e pele: Segredos da Pele Perfeita

Dica Importante para quem possui manchas na pele :

Sempre consulte um médico para diagnosticar e tratar qualquer tipo de manchas na pele que apareça em seu corpo. Algumas podem ter causas bem simples, mas outras podem ser o sintoma de doenças sérias.

 

Manchas na Pele – Conheça os Tipos e Causas
4.5 (90%) 16 votes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.