Scroll Top

Alimentação Diabetes Saúde

Quais Alimentos o Diabético Pode Comer?

 

o que o diabético pode comer

O que o diabético pode comer? Qual a melhor alimentação para diabéticos? Que alimentos são amigos do diabético e ajudam a baixar a glicemia e controlar o diabetes naturalmente?

Quando descobrimos que meu esposo tinha diabetes, a primeira preocupação foi com a alimentação.

Saber quais os melhores alimentos para diabetes e que alimentos o diabético não pode comer é muito importante, afinal, o bom controle da diabetes depende muito do que comemos.

Da mesma forma que existem alimentos inimigos do diabético, ou seja, alimentos que elevam a glicemia e não ajudam no controle da diabetes, existem também os alimentos amigos, que ajudam muito no controle da diabetes. E esses alimentos devem ser incluídos na dieta diabética.

Conheça a Dieta do Programa para Diabetes do Dr Rocha >> Diabetes Controlada do Dr Rocha

Então, o que o diabético pode comer?

Existem muitos mitos sobre o que o diabético pode ou não comer. De fato, muitas pessoas acreditam que os melhorem alimentos para diabetes são apenas os integrais.

Mas mesmo sendo integral, alimentos como o trigo e arroz por exemplo, ainda podem sim elevar as taxas de glicemia do diabético, e só devem ser consumidos em quantidades pequenas.

E ainda existem os alimentos diet, que são vistos como apropriados para quem tem diabetes, mas, na verdade não são.

Os alimentos diet, em grande parte devem ser evitados, pois são industrializados e mesmo tendo o benefício de não conter açúcar, ainda assim não são a melhor escolha, nem a mais saudável para o diabético.

A dieta para diabéticos precisa ser saudável, e precisa incluir alimentos que fortaleçam o sistema imunológico.

Pesquisas recentes comprovaram que o açúcar é o vilão até mesmo do colesterol elevado. E as pesquisas comprovaram também que alimentos como o ovo, que antes eram visto como vilão, na verdade podem ajudar muito quem tem diabetes.

Mas então, o que o diabético pode comer?

Quem tem diabetes pode comer muitos alimentos sim, mas o fato de poder comer não significa que deva. O melhor é definir dessa forma:

“Alimentos que o Diabético deve comer e Alimentos que o Diabético não deve comer”

receitas-diabeticos

Vamos começar pelos alimentos que o diabético pode comer:

Todos os alimentos naturais são saudáveis e recomendados para quem tem diabetes. Ou seja, o diabético pode comer alimentos naturais. Frutas, legumes, verduras são saudáveis e devem estar presentes na alimentação diária do diabético sim!

Mas nunca em excesso. Por exemplo: as frutas possuem açúcar também, e podem elevar a glicemia de quem tem diabetes. Mas é importante comer frutas sim, pois possuem vitaminas e substâncias que previnem doenças e fortalecem o sistema imune.

O segredo é saber quanto comer. Uma pessoa que não tem diabetes pode comer quantas bananas quiser, sem medo de elevar a glicemia, mas, que tem diabetes deve comer apenas uma, e de preferência nos intervalos das refeições para não aumentar os carboidratos na mesma refeição.

O diabético pode comer frutas sim, mas em especial as frutas que não elevam a glicemia. Quais as frutas recomendadas para quem tem diabetes?

Que alimentos ajudam no bom controle do diabetes, sendo amigos do diabético?

Alimentos que o Diabético Pode Comer:

Confira alguns alimentos bons para diabetes que você poderá incluir na sua alimentação diária para fortalecer sua saúde e controlar o diabetes:

Uma fruta excelente para o diabético é o abacate. Sendo uma fruta de baixo índice glicêmico, o abacate ajuda no metabolismo da glicose, reduzindo a resistência à insulina.

A maçã é uma fruta excelente para prevenir doenças e fortalecer nossa saúde. A pectina da maçã, sua fibra solúvel,  ajuda no controle da glicemia, pois diminui a absorção do açúcar e ajuda no controle da diabetes.

A cebola é super recomendada para quem tem diabetes. A cebola é considerada um alimento funcional e associada ao limão, pode ajudar muito no controle da glicemia.

A cebola possui uma substância conhecida como dissulfureto de alilo propilo. Essa substância ajuda a reduzir o nível de glicose no sangue. A cebola possui também glucoquinina, que age no organismo como uma insulina vegetal.

Os feijões são ricos em  fibras e proteínas que beneficiam nosso organismo. Possuem também antioxidantes, vitaminas do complexo B, A, cálcio, ferro, magnésio, potássio, fósforo, zinco, manganês.

Por ser rico em fibras, o feijão ajuda a reduzir os riscos associados ao diabetes, doenças cardiovasculares e câncer,  ajudando a baixar o colesterol. O feijão é um super amigo de quem tem diabetes!

A Quinoa é um super alimento, excelente para diabetes tipo 2. Ela possui uma combinação rica de proteínas e fibras, que contribui para a redução do nível de hidrato de carbono.

A Quinoa é rica em proteínas e gorduras saudáveis, e possui antioxidantes que protegem nossas células e tem uma potente ação antiinflamatória.

A quinoa também é rica em 9 aminoácidos essenciais para o nosso organismo humano. Por esses e outros motivos, a quinoa beneficia muito a nossa saúde, especialmente de quem é diabético.

O amendoim é rico em fibras. E as fibras aumentam a sensação de saciedade. Mesmo sendo calórico, o amendoim possui ação antioxidante e ajuda a reduzir o colesterol ruim.

Isso beneficia o bom funcionamento do nosso coração e diminui os riscos de doenças cardiovasculares.

Sendo rico em gorduras monoinsaturadas, essa semente oleaginosa ajuda sim a prevenir a diabetes, mas como todo alimento amigo do diabético, não deve ser consumido em exagero. A quantidade ideal é por volta de 30g diárias, que equivale a uma mão fechada cheia de amendoim.

O Kefir é um super alimento próbiótico natural, que estimula o sistema imunológico, e protege nosso oganismo de doenças, limpando e protegendo a flora intestinal. É super recomendado para quem tem diabetes.

Aprenda Aqui >>> Como Fazer Kefir de Leite para Diabéticos

Ao contrário do que muitos pensam, o ovo é um super alimento para o organismo humano. Ajuda a emagrecer e controlar o diabetes, sendo um alimento nutritivo e super amigo do diabético.

Consumido cozido ou frito no óleo de coco, é super saudável e não eleva a glicemia. O ovo fortalece o sistema imunológico de quem tem diabetes e isso se reflete na saúde da pessoa diabética de uma forma geral.

O óleo de Coco é rico em nutrientes saudáveis sendo a melhor escolha em alimentos que o diabético pode comer.

O óleo de coco é um potente aliado na absorção de vitaminas lipossolúveis, sendo super recomendado para a controlar os níveis de glicose e insulina no sangue.

Ele age diferente de outros óleos poli-insaturados, que dificultam a entrada de insulina e nutrientes nas células.

O óleo de coco beneficia a entrada dos nutrientes nas células, e por isso ajuda a regularizar os níveis de glicose e insulina no sangue.

O óleo de coco é nutritivo e aumenta a energia, beneficiando muito a saúde do diabético! É um alimento que quem tem diabetes pode comer sim, na verdade deve! Você encontra óleo de coco em lojas de produtos naturais, e apenas uma duas colheres de sopa por dia, já beneficia muito a saúde.

  • Farelos de linhaça, gergelim, amaranto e chia:

A mistura desses pequenos grãos é uma receita de saúde para quem tem diabetes e também para quem quer emagrecer com saúde!

É muito fácil triturar os grãos no liquidificador, e consumir com iogurte, sucos, ou nas receitas de bolinhos, pães, molhos, sopas, e muitas receitas…

Depois que meu esposo que é diabético começou a consumir uma a duas colheres de sopa por dias desses grãos, ele percebeu a melhora no intestino, no sistema imune, e na queda das taxas de glicemia.

Os grãos são muito nutritivos e saciam a fome, e fortalecem os músculos, problema comum para quem tem diabetes. Possuem ácidos graxos essenciais que previnem muitas doenças consideradas fatores de risco aumentado para os diabéticos.

  • Aveia:

A aveia é um cereal nutritivo e possui baixo índice glicêmico, e ajuda no controle da glicemia, sendo recomendada como alimento saudável que os diabéticos podem comer.

A aveia possui fibras que dão a sensação de saciedade, e melhoram o intestino. A aveia é rica em fibras solúveis que ajudam no bom controle do colesterol.

Dessa forma ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, que são também um fator de risco maior para os diabéticos.

OBS: É recomendado que você beba bastante água quando consome alimentos ricos em fibras para evitar a constipação intestinal.

A couve é super recomendada para quem quer prevenir doenças, e para quem tem diabetes. É um alimento que o diabético deve comer. Possui fibras, vitaminas e minerais necessários ao organismo.

Muitas pesquisas revelam o potencial da couve para fortalecer, desintoxicar e prevenir doenças. Suas fibras dietéticas ajudam a reduzir o açúcar no sangue e ela ainda possui baixo índice glicêmico, ou seja, é um alimento amigo do diabético.

Alimentos que o Diabético Não Pode Comer:

Sabemos que o diabético não deve comer açúcar, mas existem ainda outros alimentos que prejudicam muito a saúde e que os diabéticos não devem comer.

Segue abaixo:

  • óleos vegetais hidrogenados
  • alimentos processados e industrializados
  • arroz branco
  • trigo refinado e alimentos que levam trigo refinado
  • deve evitar alimentos diet e light como refrigerantes

E lembre-se que o estresse, dormir pouco ou mal, aumentam o cortisol, um hormônio que aumenta a resistência à insulina.

Então para controlar o diabetes é preciso equilibrar esses 3 fatores:

  • estresse
  • descanso
  • alimentação

E para melhorar o estresse é super recomendado a prática de exercícios, para aliviar o estresse e melhorar o sono.

Diabético pode comer muitos alimentos deliciosos sim! Se você é diabético cadastre-se acima e receba por um valor super em conta o livro com receitas doces para quem tem diabetes e aproveite as dicas também.

Basta se cadastrar para receber, é grátis!

Cuide-se e conheça o Tratamento Diabetes Controlada do Dr Rocha, cadastre-se gratuitamente para receber mais dicas e informações sobre como controlar o diabetes aqui >>> Cadastro Gratuito Diabetes

Compartilhe :)

Quais Alimentos o Diabético Pode Comer?
5 (100%) 2 votes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.