Scroll Top

Alimentação Diabetes Saúde

Óleo de Coco Extra Virgem Como Fazer Óleo de Coco em Casa

 




 

Conheça as excelentes propriedades e os muitos benefícios do Óleo de Coco para a sua Saúde, e Aprenda Como Fazer Óleo de Coco em Casa – Puro, Caseiro e Natural!

O óleo de coco possui inúmeras utilidades, sendo usado para adicionar sabor e aroma na culinária do mundo todo, também é um ingrediente básico de diversos produtos para o corpo, como sabonetes, loções e cremes.

E você sabia que o óleo de coco é considerado por muitas pessoas, como um dos três melhores alimentos para o ser humano – assim como o leite materno e o ovo!!

E na alimentação para diabéticos, o óleo de coco é um excelente aliado!

Por que o óleo de coco é bom para a saúde?

Por ser um óleo muito estável, sendo que mais de 90% dele é gordura saturada, altamente estável,  o óleo de coco não altera sua estrutura química em temperaturas altas como acontece com os outros óleos vegetais, e por isso o óleo de coco se mantém saudável durante o cozimento dos pratos.

O óleo de coco pode ser aquecido sem problemas, e ele não altera suas propriedades benéficas para a saúde, ao contrário.

Seus ácidos graxos não modificam ao aquecer para extrair o óleo, e isso torna o óleo de coco super recomendado e saudável para nosso organismo.
A gordura saturada do óleo de coco, particularmente do virgem, não é a mesma gordura saturada que existem em outros tipos de óleos.

Ele possui ácidos graxos de cadeia média, e isso significa que ele não acumula no nosso corpo.
Ele possui ação termogênica, ou seja, ele auxilia o nosso corpo a queimar calorias – gerando calor –  e aumentando assim o nosso metabolismo.

O incríveis benefícios do óleo de coco, vão desde nos ajudar a emagrecer até a fortalecer o nosso sistema imunológico, e faz muito mais – melhora o colesterol, beneficia a tireoide, beneficia o coração, melhora a circulação sanguínea, ajuda no controle do diabetes, protege o sistema digestivo, combate o envelhecimento precoce, combate o estresse e até fortalece o couro cabeludo e hidrata os cabelos.

De fato, é um super alimento, capaz de fazer muito mais que apenas nutrir, mas também proteger o nosso organismo!!

Como o Óleo de Coco Protege o Nosso Organismo:

Para que serve o óleo de coco natural? Quais os benefícios do óleo de coco para a saúde?

oleo de coco emagreceAs gorduras do óleo de coco não são iguais as de outros óleos,  e também nem todas as gorduras saturadas são ruins. Os triglicerídeos de cadeia média são um bom exemplo disso.

O ácido cáprico, ácido caprílico, ácido capróico e ácido láurico realmente são capazes de fazer maravilhas para o organismo.

Eles possuem propriedades antibióticas que protegem e curam o nosso corpo, prevenindo algumas doenças e as complicações causadas por elas.

As gorduras do óleo de coco são uma excelente fonte de energia, vão direto para o fígado, onde são convertidos em energia e não são armazenados como gordura.

E isso contribui para acelerar o metabolismo, ajudando para a perda de peso, sendo assim uma forma de emagrecer saudável!

Aprenda como emagrecer com método natural >> Emagreça com Dr Rocha 

Essas gorduras saudáveis aumentam o nível de colesterol HDL – bom colesterol –  e baixam o nível do colesterol LDL – mau colesterol.

Também por serem gorduras de fácil digestão e fornecerem muita energia, elas auxiliam o funcionamento saudável da tireóide.

Saúde do Intestino:

Os ácidos graxos presentes no óleo de coco possuem propriedades antifúngicas, antibacterianas e antivirais acentuadas.

Esses ácidos graxos agem como poderosos agentes antiinfecciosos, como a monocaprina e monolaurina, que possuem uma forte ação protetora para o nosso corpo.



Os componentes do óleo de coco contribuem muito para normalizar as funções intestinais, ajuda a eliminar as bactérias inimiga –  patogênicas , protegendo e favorecendo o crescimento da “flora intestinal amiga”.

Saúde da Pele e Cabelo:

E também protegem nosso corpo por fora – ajudando a manter a pele jovem e saudável. Possui possui forte ação anti-oxidante  contra o envelhecimento precoce, e um excelente efeito benéfico em erupções cutâneas, coceiras, micoses, dermatites, acne, rugas, eczema e psoríase, sendo excelente também para prevenir as estrias e hidratar a pele.

As propriedades antimicrobianas, a capacidade hidratante e poder se solidificar abaixo 25 graus, tornam o óleo de coco uma proteção ideal contra rachaduras da pele.

Além disso o óleo de coco vitamina E que também auxilia muito nesse processo,  protegendo contra o envelhecimento precoce e melhorando a saúde da pele.

O óleo de coco é muito utilizado para fortalecer o couro cabeludo e hidratar e nutrir o cabelo. É excelente para deixar os fios mais macios e brilhantes.

Saúde Cardiovascular:

Mesmo sendo  quase 100% gordura saturada, o óleo de coco não prejudica o coração. Diversos estudos descobriram que a ingestão de óleo de coco virgem não tem efeitos adversos sobre o coração.

Na verdade, o óleo de coco virgem ajuda a reduzir o risco de níveis elevados de colesterol e de ataque cardíaco.

Ele ajuda a reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, e também contribui para redução do peso e perda de gordura.

Ele contém os ácidos gordos de cadeia média que são muito melhores para o nosso corpo que os ácidos gordos de cadeia longa, dos outros óleos de cozinha.

Veja o caso das pesquisas sobre os polinésios – pesquisadores concluíram que uma dieta rica em gorduras saturadas não é prejudicial a saúde.

A respeito das populações da polinésia francesa, a conclusão dos pesquisadores foi que não há evidencias de que um consumo de gordura saturada alto é prejudicial aos indivíduos destas populações, cuja dieta é extremamente rica em óleo de coco, mas eles possuem baixos níveis de colesterol e baixa incidência de ataque cardíaco em comparação com pessoas que não consomem óleo de coco.

Diabetes:

O óleo de coco é excelente para os diabéticos, e ajuda muito na absorção de vitaminas lipossolúveis, sendo também excelente para a controlar os níveis de glicose e insulina no sangue.

Ele age ao contrário de outros óleos poli-insaturados, que acabam por dificultar a entrada de insulina e outros nutrientes nas células, o óleo de coco favorece a entrada dos nutrientes nas células, e isso ajuda a normalizar os níveis de glicose e insulina no sangue.

E isso melhora a nutrição e aumenta a energia – beneficiando quem tem diabetes!

A gordura de coco é também muito boa para pessoas com diabetes, pois ela proporciona uma sensação de saciedade que contribui reduzindo a compulsão por carboidratos e doces.

Saiba Mais Como Controlar o Diabetes

Quer Aprender Como Fazer Óleo de Coco em Casa – Puro, Caseiro e Natural?

O óleo de coco feito em casa fica natural e puro e muito saboroso, sendo excelente para as diversas formas de consumo e uso citadas nesse artigo.

Como Fazer Óleo de Coco em Casa:

Separe três xícaras de água e a polpa picada de dois cocos e coloque tudo dentro do liquidificador. Deixe bater até três minutos. Caso ela fique muito densa, é só adicionar um pouco mais de água até que o creme alcance uma consistência uniforme.

Depois com o auxilio do pano, ou peneira , esprema o creme, até retirar todo o leite do coco.

Leve esse leite de coco ao fogo médio, e cozinhe até ele secar e ficar apenas o óleo de coco. Esse processo é lento, pode levar mais de uma hora.

Ao final, quando já estiver quase pronto, ficará uma camada levemente mais escura no fundo da panela. Depois é só tirar todo o óleo com cuidado e colocar em um vidro limpo e deixar esfriar.

Óleo de Coco Extra Virgem Como Fazer Óleo de Coco em Casa
4.78 (95.56%) 18 votes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Marilda disse:

    É verdade que qd fazemos o óleo de côco cozinhado, perde suas propriedades? Ele não fica 100% natural?

    • Maria disse:

      Olá Marilda, tudo bem! Não, o óleo de coco não perde sua qualidade ao aquecer não. Ele é diferente de outros óleos vegetais, pois seus ácidos graxos são muito resistentes e não alteram no aquecimento, e é esse fato que torna o óleo de coco um dos melhores para utilizarmos na cozinha. Aqui em casa, meu esposo é diabético e consumimos o óleo de coco. Eu utilizo até para hidratar o cabelo, e coloco uma colher pequena de cafezinho junto com a minha tintura de cabelo. O óleo de coco é excelente para nossa saúde pode consumir tranquila, abraço e muita saúde!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.