Scroll Top

Baixe Grátis o E-book 10 Receitas para Emagrecer com Saúde

Diabetes Saúde

Os 10 Nutrientes Essenciais Para Pessoas com Diabetes

Os melhores nutrientes essenciais para pessoas com diabetes com certeza são os nutrientes que colaboram para controlar o nível de açúcar no sangue.

Alguns nutrientes em especial possuem propriedades que beneficiam a saúde de quem tem diabetes, e também podem ajudar na prevenção de muitas outras doenças.

Precisamos da glicose pois ela nos fornece a energia necessária para as atividades diárias. Mas para as pessoas diabéticas a glicose em excesso prejudica o organismo, e o fato de não poderem consumir todos os alimentos que outras pessoas podem, também pode causar uma falta de nutrientes importantes no corpo.

Cadastro Gratuito para mais informações sobre como controlar a diabetes aqui – Diabetes Controlada

Confira no artigo abaixo quais são esses nutrientes:

Quais são os principais nutrientes essenciais para pessoas com diabetes:

Para ajudar seu organismo a controlar o diabetes, é importante cuidar bem da alimentação, e consumir alimentos que possuem nutrientes essenciais para pessoas com diabetes. O ideal é você consumir alimentos com esses nutrientes todos os dias, prevenindo assim a hiperglicemia causada por uma má alimentação.

 

10 Nutrientes Essenciais Para Pessoas com Diabetes

 

1- Proteínas:

As proteínas são essenciais para quem tem diabetes, sendo encontradas em alimentos considerados amigos do diabetes. Elas favorecem na construção, formação e reparação de pele, mucosa, ossos, e cartilagem.

O diabético deve incluir alimentos ricos em proteína na sua dieta, e as proteínas podem representar até 20% as calorias diárias de sua dieta.

As proteínas de origem animal são as carnes, pescados, o leite e seus derivados. As proteínas de origem vegetal são encontradas em frutas oleaginosas, castanhas, amendoim, nozes, feijão, lentilha, soja, grão de bico…

2 – Vitamina C:

A vitamina C atua como potente antioxidante no organismo, e também possui propriedades anti- inflamatórias. Pessoas tem uma dieta rica em alimentos com vitamina C, colaboram para a prevenção de diversas doenças, inclusive o diabetes tipo 2,  além de fortalecerem o sistema imunológico.

Os alimentos frescos que possuem vitamina C são os melhores para o consumo de pessoas diabéticas, bem como alguns, como as frutas, contribuem para saciar a vontade de comer doces.

3 – Zinco:

O zinco possui potente ação antioxidante que combate os radicais livres e previne o envelhecimento precoce. Como o zinco favorece a liberação da insulina, é benéfico para o organismo diabético que encontra dificuldades para com a ação desse hormônio. O zinco também melhora a imunidade natural e na cicatrização.

O zinco é essencial para o crescimento pois atua na divisão celular, na síntese das proteínas e na modulação dos hormônios.

4 – As Gorduras Boas:

As gorduras saudáveis ajudam a fornecer energia, que é necessária ao diabético. Alguns alimentos fornecem gorduras boas, como o abacate, o feijão, o azeite de oliva, o óleo de côco, as amêndoas, peixes, castanhas, nozes, e as sementes de linhaça, chia e girassol. Incluir esses alimentos na dieta diária de forma equilibrada beneficia a saúde do diabético, ajudando a controlar o diabetes.

5 – Vitamina E:

A vitamina E atua como poderoso antioxidante natural, e além de prevenir o envelhecimento precoce, ela também ajuda no controle do colesterol e beneficia a circulação sanguínea.

Esses benefícios são importantes para o diabético pois seu organismo tem maior tendência para desenvolver problemas na circulação sanguínea e cardíacos.

6 – Vitamina D:

A vitamina D possui uma ação benéfica em casos de osteoporose, hipertensão, doenças cardíacas, diabetes e câncer. A vitamina D é essencial para prevenir o diabetes e para melhorar a secreção da insulina e também da tolerância à glicose.

De fato estudos comprovam que a ingestão adequada da vitamina D ajuda a diminuir o risco para a doença.

7 – Vitamina B1 e B12:

A vitamina B1 ou tiamina, beneficia o sistema nervoso, a concentração, ajuda na depressão. Os diabéticos podem sofrer de carência de vitamina B1, presente na carne, fermento e cereais.

A deficiência dessa vitamina pode ser uma fator a mais de risco para as complicações do diabetes, como doenças cardiovasculares, renais e problemas de visão.

A vitamina B12 também é muito importante na alimentação do diabético. Tratamentos a base de metformina podem causar a carência da vitamina B12.

É importante estar atento a isso, fazendo os exames de prevenção recomendados quando necessários.

8 – Magnésio:

O magnésio é uma excelente opção de nutrientes essenciais para pessoas com diabetes. É um potente aliado para regular a pressão arterial.

Diabéticos que ingerem magnésio, com orientação profissional médica, reduzem a taxas de resistência à insulina. Dietas com alimentos que possuem alto teor de magnésio ajudam na prevenção do diabetes.

9 – Potássio:

Quando falta potássio no organismo a glicemia aumenta, pois o potássio influência de forma direta na ação dos processos enzimáticos da insulina no organismo.

O potássio também beneficia o cérebro. Mas deve ser dado atenção ao fato de que o potássio só deve ser utilizado com orientação médica, pois assim como sua falta no organismo, seu excesso também pode causar disritmia cardíaca, e também pode sobrecarregar os rins de pessoas com problemas renais.

10 – Resveratrol:

O resveratrol é um fitoquímico encontrado na casca das uvas, especialmente das uvas roxas. Possui ação antioxidante que protege o organismo.

O resveratrol é uma substância importante para a prevenção de diversas doenças, e também ajuda no bom controle do diabetes tipo 2, pois combate os radicais livres, produzindo assim um efeito benéfico para os vasos sanguíneos. Ele também ajuda a regular o colesterol, diminuindo o ruim, e aumentando o bom.

O bom controle do diabetes envolve levar uma vida saudável, escolhendo uma alimentação equilibrada e o mais natural possível.

Colocando em sua alimentação diária os nutrientes essenciais para pessoas com diabetes citados acima, ajudará você a conseguir boas taxas de glicemia, resultando em uma qualidade de vida melhor hoje e na prevenção de consequências futuras do diabetes.

Como Prevenir a Hiperglicemia

Receita de Pudim Diet para Diabéticos

Ovo é bom para diabetes

Os 10 Nutrientes Essenciais Para Pessoas com Diabetes
4.89 (97.78%) 9 votes

Recomendados para você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.