Alimentação na Gravidez – Dicas Saudáveis

A gravidez é uma fase muito especial na vida da mulher, e sua alimentação também deve ser especial. A alimentação precisa ter qualidade e não quantidade.

O objetivo é nutrir de maneira saudável, tanto a mamãe, quanto o bebê.

A gestante deve dar atenção especial à sua alimentação especialmente na fase inicial da gestação – os três primeiros meses – e manter os cuidados durante a gestação e depois do parto para garantir a sua saúde e do bebê.

Confira algumas dicas que podem ajudar você a ter uma alimentação equilibrada e saudável durante sua gravidez :

Quais nutrientes e alimentos são essenciais durante a gravidez :

Se você está pensando em ter um bebê, comece desde já a cuidar da sua alimentação. O primeiro trimestre da gravidez é uma fase muito importante para o desenvolvimento normal e saudável do bebê, e nesta fase a ingestão de alguns nutrientes é essencial para prevenção de problemas e para garantir a saúde da mamãe e do bebê.

– Potássio :

Alimentos ricos em potássio ajudam a controlar melhor a pressão arterial. Alguns são : banana, mamão , tomate, feijão, beterraba, batata doce, abacate.

– Ácido Fólico :

A deficiência do ácido fólico – vitamina do complexo B, pode causar a má formação do tubo neural no bebê. Ele se forma durante o primeiro mês da gravidez e formará o cérebro e a medula espinhal do bebê. O ácido fólico previne outras alterações no bebê e previne doenças na mãe.

É recomendado que a mulher esteja consumindo alimentos com ácido fólico, já antes de engravidar e continue durante a fase inicial dos primeiros meses da gravidez.

Alguns alimentos ricos em ácido fólico são : gema de ovo, ervilha, brócolis, amendoim, abacate, cenoura, beterraba, frutas cítricas, e vegetais de folhas verde escuras como espinafre e couve.

– Ferro :

É importante que a mulher esteja bem nutrida e sem anemia antes de engravidar. A necessidade de ferro é maior na gravidez e essencial no desenvolvimento do bebê e saúde da mãe. A carência de ferro está associada ao parto prematuro, baixo peso do bebê e depressão pós- parto.

Carnes vermelhas, aves e peixes são fontes de ferro. Evite o fígado por conter excesso de vitamina A para ser consumida durante a gravidez. O ferro também se encontra em alimentos como o feijão, lentilha, aveia, uva passa, abacate, espinafre, grão de bico, agrião, beterraba, açúcar mascavo e grãos integrais.

A vitamina C ajuda na absorção do ferro. Inclua frutas na alimentação diária, e tome sucos naturais de frutas com as refeições principais.

Evite alimentos ricos em cálcio, como leite e derivados nas principais refeições, pois o cálcio inibe absorção de ferro.

– Cálcio :

A necessidade de cálcio aumenta durante a gravidez, e a falta de cálcio pode causar as famosas câimbras na fase final da gravidez. Mesmo depois da gestação o cálcio é essencial na fase da amamentação. Quando a gestante tem intolerância à lactose, pode recorrer a fonte de cálcio como o iogurte que possui pouca lactose e muito cálcio, e vegetais verde escuros como couve, espinafre, brócolis, e peixes como atum, sardinha, salmão.

– Proteínas :

A proteína é essencial para a formação das células do bebê. É encontrada em alimentos como as carnes, ovos, peixes, feijões, lentilha, ervilha, nozes, quinoa, arroz integral.

– Ácidos graxos essenciais :

As gorduras boas, como o ômega 3, são essenciais na formação do sistema nervoso do bebê e ajudam na prevenção do parto prematuro. Também ajudam a reduzir o risco de hipertensão arterial na gestante. O ômega 3 está envolvido no desenvolvimento do cérebro e visão do bebê.

Alimentos que são fontes de ômega 3 : nozes, peixes, linhaça, e óleos de canola.

Alimentos que são fontes de ômega 6 : ovos, manteiga e gorduras animais.

 

Benefícios da alimentação saudável e equilibrada na gravidez :

Alimentando-se com qualidade e cuidando na quantidade, a mamãe evita o aumento excessivo de peso. E isso evitará as consequências como a pressão alta, e situações de risco para o bebê. Também ajudará seu corpo a voltar com mais facilidade ao peso normal depois da gestação.

 

Dicas saudáveis para alimentação na gravidez :

– Coma a cada três horas e não pule, nem substitua as refeições principais por lanches

– Tenha uma alimentação variada e colorida

– Tome bastante água

– Substitua a arroz branco por arroz integral

– Dê atenção especial para a limpeza das frutas e verduras, especialmente as consumidas cruas, e fora de casa prefira legumes cozidos.

– Cuidado com ovos crus, maioneses e saladas cruas – se não tiver certeza da higiene – não consuma

– Não consuma carne mal passada, salsichas sem estarem bem cozidas e peixes crus.

– Diminua o consumo de sal, gorduras e açúcar

– Não consuma alimentos diet, light, e adoçantes sem orientação do seu médico

– Coma devagar, mastigando bem os alimentos

– Não tome bebidas alcoólicas

– Evite exagerar no café, chocolate, refrigerantes de cola e chás – excesso da cafeína podem causar baixo peso do bebê, aumentar o risco de aborto espontâneo e causar insônia e dor de cabeça na mãe.

– Faça alguma atividade física leve como caminhar

– Não tome medicamentos e vitaminas sem orientação médica

Alimentação na Gravidez – Dicas Saudáveis
5 (100%) 4 votes

Recomendados para você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

13 − 6 =

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.