Os Benefícios da Castanha do Pará – Castanha do Brasil
A Castanha do Pará que também é conhecidas em outros países como Castanha do Brasil, são as sementes da castanheira do Pará, uma árvore típica da floresta Amazônica, que pode chegar até a 60 metros de altura.
A castanha do Pará é muito apreciada em receitas por ser muito saborosa.
É considerada um super alimento, pois traz muitos benefícios para a saúde. Conheça as propriedades nutricionais da castanha do Pará:
Para que Serve a Castanha do Pará:
A Castanha do Pará é utilizada como alimento, remédio e também como matéria-prima para a indústria, como por exemplo: o óleo das Castanhas do Pará é utilizado na produção de cosméticos.
As suas sementes podem ser consumidas torradas, ou mesmo cruas. Mas também são usadas como ingredientes nas receitas de pratos doces e salgados.
A Castanha do Pará é muito nutritiva e proporciona muitos benefícios para a saúde, prevenindo e ajudando no tratamento de algumas doenças.
As Propriedades Nutricionais e os Benefícios para a Saúde:
As sementes da Castanha do Pará possuem um tero de gordura elevado. Mas essas gorduras trazem benefícios para a saúde. Possui ácidos graxos (oleico e palmitoleico) que ajudam a aumentar os níveis de colesterol bom – HDL e a diminuir os de colesterol ruim – LDL. O colesterol do tipo HLD ajuda a prevenir as doenças cardíacas.
A Castanha do Pará também possui o aminoácido arginina (cada 100 g de sementes posuem 2,148 g). é um potente vaso dilatador que ajuda muito no tratamento da hipertensão. A Castanha ajuda no emagrecimento saudável. A arginina é apontada em alguns estudos por ajudar no aumento do gasto de calorias e promover a perda de gorduras.
A castanha é rica fonte de selênio, 100 gramas possuem 1917 µg de selênio, que representam 3485% da necessidade diária para nosso organismo.
Mas é preciso moderação no consumo, pois a Castanha do Pará possui muitas calorias e por isso é recomendado apenas algumas sementes por dia. Pessoas alérgicas a nozes não devem consumir também!
Assim como consumir duas ou três por dia poderá proteger e beneficiar nosso organismo, consumir bem mais que isso poderá prejudicar, causando o ganho de peso e também uma possível intoxicação por selênio, com consequências ruins para nossa saúde. Por isso é preciso moderação no consumo!
A Castanha do Pará também é rica em antioxidantes que ajudam na prevenção de câncer. Um estudo publicado na revista Cell Biology and Toxicoly, confirmou que o mineral selênio, que a Castanha do Pará é fonte rica, estimulou o processo de morte celular programada, conhecido por apoptose, em células de câncer do colo do útero.
Tendo por base 100 gramas de sementes, segundo a recomendação diária para nosso organismo, encontramos quantidades significativas de magnésio (106%), de fósforo (104%), de vitaminas do complexo B (em especial a tiamina, 54%), de manganês (58%), de zinco (43%), de vitamina E (38%) e de fibras (30%). E elas também possuem cálcio, ferro e potássio.
De uma forma geral as Castanhas do Pará quando consumidas com moderação, entre duas a três por dia podem beneficiar muito a nossa saúde e prevenir doenças!
Seja o primeiro a comentar!