Diabético Pode Comer Batata Doce
Quem é diabético pode comer batata doce? E quais os benefícios da batata doce para diabéticos?
Em geral muitas pessoas diabéticas ficam em dúvida se podem ou não comer alguns alimentos. E no caso da batata doce, a dúvida aumenta… Mas a palavra ” doce ” não tira essa alimento saudável da nossa lista de alimentos para diabéticos não!
Saber mais sobre o bom controle da diabetes e como melhorar a nossa alimentação para conseguir isso é vital para a saúde de quem tem diabetes!
As Melhores Orientações Gratuitas Sobre Diabetes – Saiba Mais e Receba Também – Clique Aqui!
Ao contrário – a batata doce pode ser uma excelente aliada ao controle natural e saudável da diabetes. Confira alguns benefícios e entenda como comer batata doce pode ajudar quem é diabético:
Saiba Mais Sobre o Tratamento Diabetes Controlada Aqui
Comer Batata Doce é Bom para Diabéticos:
O blog do Ministério da Saúde confirma o fato de que a batata doce é um alimento bom para diabéticos.
E de fato ao aprender melhor como nosso organismo processa a batata doce, podemos entender os motivos desse alimento ser indicado para quem tem diabetes e também muito importante na alimentação de todas as pessoas, inclusive das crianças.
A batata doce possui carboidratos de baixo índice glicêmico – isso significa que esses carboidratos são absorvidos de forma mais lenta pelo nosso organismo, e isso estimula menos a insulina.
Além disso a batata doce ajuda no controle das taxas de glicose e colesterol, pois é rica em fibras.
A dica importante para diabéticos é consumir a batata doce de preferência cozida, e evitar consumir outros carboidratos na mesma refeição. A batata doce também pode ser consumida em pães, e no caso dos diabéticos a receita deve ser feita com trigo integral, e sem açúcar.
Confira uma receita deliciosa de pão integral com batata doce:
- 400 gramas de trigo integral
- 200 gramas de batata doce cozida
- 2 ovos
- 100 ml de água morna ou um pouco mais para dar o ponto da massa
- 1 pitada de sal – meia colherinha
- 1 colher de adoçante em pó para culinária, ou a seu gosto pessoal
- 2 colheres de sopa de óleo de coco
- 1 colher de margarina
- 1 envelope de fermento biológico seco, ou 3 tabletes de 30 gramas fresco
Como fazer:
Misture o fermento com a água morna. Com a ajuda de um liquidificador, prepare a massa de batata doce, óleo e ovo, para que fique como um purê.
Depois misture esse purê com a água e fermento, e aos poucos acrescente os ingredientes secos. A massa pode precisar de um pouco mais de água ou trigo para dar o ponto de massa de pão, macia mas não muito grudenta.
Coloque em uma bacia e cubra com um pano limpo para que a massa descanse e possa crescer. Se você mora em um local quente isso cerca de 2 horas, mas se for um local frio, levará mais. A dica é colocar a massa para crescer próximo de um local aquecido se possível.
Depois amasse bem a massa, e deixe descansar novamente coberta com um pano um pouco úmido por mais 45 minutos a 1 hora. Asse a massa na temperatura mais baixa, sem pressa.
Você pode acrescentar outros ingredientes de seu gosto na massa, como aveia, linhaça moída, farinha de arroz… diminuindo um pouco o trigo para compensar!
Leia mais – Batata doce na Dieta para Diabetes
Recomendados para você:
Como é bom ler e descobrir as coisas boas.
Sou diabética há +/- 30 anos e sempre soube que batata doce era um veneno para diabéticos. Vou começar colocá-la em minha dieta.
obrigada. Rosalia Azevedo
Olá Rosalia, que bom que nosso artigo te ajudou amiga. A batata doce tem muitos benefícios para a nossa saúde sim. Mas como todos os alimentos é bom consumir com equilíbrio, e se possível assada ou cozida, é mais saudável! abraço e muita saúde pra você!