Gengivite – Prevenção, Sintomas e Tratamentos Caseiros
A gengivite é uma inflamação que pode se tornar muito grave, e evoluir para uma periodontite, podendo levar à perda dos dentes. A gengivite é o primeiro estágio na inflamação causada pela placa bacteriana nas gengivas.
A placa bacteriana produz ácidos que irritam a mucosa das gengivas e causam a gengivite.
Como prevenir a gengivite :
Quando detectada e tratada no início, a gengivite pode ser curada. A boa higiene bucal ajuda a reduzir a formação da placa bacteriana e impedir que se desenvolva a gengivite e suas possíveis complicações. Para evitar desenvolver a gengivite siga esses simples passos abaixo :
– Escove seus dentes após as refeições com uma pasta dental de qualidade, com flúor. Use uma boa escova dental e troque a sua escova dental 4 vezes ao ano.
– Use o fio dental ao menos uma vez ao dia.
– Faça bochechos com enxaguante bucal antes de dormir.
– Visite regularmente seu dentista para fazer uma limpeza geral nos dentes.
Sintomas da gengivite :
– Gengiva vermelha, inchada e sensível
– Gengivas que sangram na escovação ou com o uso do fio dental
– Mau hálito constante ou um gosto ruim na boca
– Gengivas retraídas – os dentes parecem mais longos
– Formação de bolsas entre os dentes, onde se acumulam restos de comida
Conheça os cursos:
Tratamentos caseiros para a gengivite:
– Após fazer a higiene bucal, escovar e usar o fio dental, passe água oxigenada nas gengivas doentes com um algodão. Ou faça um bochecho com água e uma colher de chá de água oxigenada.
– Bochechos com água e sal, e bochechos com água e vinagre de maçã, também ajudam a eliminar as bactérias.
– Molhe a sua escova de dentes na água e passe no bicarbonato de sódio. Escove bem os dentes, com cuidado para não ferir as gengivas. Após enxágue a boca com água e vinagre de maçã. Enxágue com água depois.
– Passe óleo de cravo- da- índia nas gengivas, encontrado em farmácias. É anti-inflamatório e elimina as bactérias. Se preferir pode também mastigar cravos.
– A polpa da babosa possui ação anti-inflamatória, adstringente e bactericida. Algumas ervas ajudam a combater a gengivite : manjericão, alecrim, malva, sálvia e arnica.
Leia mais sobre a Franquia Prosperidade Camisetas da Hora
Seja o primeiro a comentar!