Óleo de Cártamo – Benefícios para a Saúde
O Óleo de Cártamo é extraído das sementes do Carthamus tinctorius , uma planta bulbosa. Seu óleo é utilizado na alimentação, sendo muito nutritivo.
É rico em ômegas 6 , ômega 9 e vitamina E, sendo um potente antioxidante. O Óleo de Cártamo possui o ácido linoleico – ômega 6 – entre 60 e 80% em sua composição.
O ácido linoleico inibe uma enzima chamada lipase lipoproteica – responsável por armazenar a gordura corporal. Essa enzima tem a função de transportar a gordura para dentro das células adiposas.
Assim o Óleo de Cártamo ajuda muito no processo de emagrecimento, estimulando a lipólise – e obrigando o corpo a utilizar as gorduras acumuladas, favorecendo o emagrecimento.
Benefícios do Óleo de Cártamo para a saúde :
– Ajuda a prevenir e tratar a Diabetes
– Aumenta o colesterol bom – HDL
– Reduz o risco de arteriosclerose
– Acelera o metabolismo das gorduras ajudando no emagrecimento quando associado à prática de exercícios físicos
– Previne doenças cardiovasculares
– Melhora o sistema imunológico
– Previne alguns tipos de câncer
Dicas e cuidados com o consumo de Óleo de Cártamo :
Somente a ingestão de Óleo de Cártamo não emagrece. É necessário o equilíbrio saudável que envolve bons hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos regulares.
Não é recomendado o consumo por pessoas com esteatose hepática, pois essa doença acumula gordura no fígado, bem como grávidas, lactantes, alérgicos a ovo ou óleo de soja.
É recomendado que pessoas com pressão baixa e problemas cardíacos usem de cautela no consumo, consultando seu médico antes. Algumas pesquisas indicam a possibilidade do consumo excessivo levar ao diabetes, por causar resistência à insulina.
É recomendado aumentar o consumo de ômega 3 em associação com o Óleo de Cártamo, que pode ser encontrado no óleo de peixe. Assim haverá o equilíbrio que beneficia e protege a saúde do organismo.
Consulte um nutricionista para saber se você pode consumir o Óleo de Cártamo. O excesso de Óleo de Cártamo pode prejudicar muito sua saúde e causar as mesmas doenças que o uso correto previne. Por isso ele deve ser tomado apenas sob supervisão médica.
Seja o primeiro a comentar!